Ligação do próprio número? Cuidado com possível golpe de spoofing
Envato
São Paulo, 21/10/2025 - Uma denúncia que tem se tornado comum é o recebimento de uma chamada identificada com o próprio número do celular. O caso pode ser um sinal de fraude, com o criminoso mascarando o número original da chamada.
Leia também: Golpes contra pessoas idosas crescem no Brasil; saiba como se proteger
Chamado de Spoofing, o golpe usa um sistema chamado Voice over Internet Protocol (VoIP) para alterar o número ligando para outro a escolha do criminoso. Além do padrão, que é utilizar números conhecidos, esta tática específica se aproveita da curiosidade da vítima ao ver o próprio número ligando.
O Spoofing em si não aplica o golpe, mas atender ao número desconhecido dá abertura para outras técnicas do crime cibernético. Em 2020, o Procon-SP alertou que, com uma ligação, os criminosos "só precisam de 10 segundos da ligação para roubar os seus dados", reiterando os cuidados necessários para evitar fraudes.
O que fazer ao receber uma ligação?
-
Não atenda e bloqueie o número
A primeira medida preventiva é não responder à chamada. Em seguida, você deve bloquear o número. Lembre-se que o número que você estará bloqueando não é o seu, mas sim um outro número, usado pelo criminoso - o seu número é apenas uma "máscara" aplicada no golpe. -
Denuncie
Existem diversos canais para denúncia. Você pode ligar para a central da própria operadora e informar que seu número está sendo alvo de golpes, ou reportar o ocorrido no site consumidor.gov.br. -
Precaução contra futuros golpes
Para evitar ligações abusivas, a Anatel criou o site naomeperturbe.com.br. Após 30 dias, o sistema bloqueia automaticamente chamadas das instituições financeiras e operadoras, que muitas vezes são os disfarces usados no Spoofing.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
