Foto: Adobe Stock
Publicado em 31/10/2025, às 13h30
São Paulo, 31/10/2024 – Um levantamento divulgado nesta sexta-feira, 31, pela Microsoft revelou que mais de 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo já utilizaram ferramentas de inteligência artificial em menos de três anos. No Brasil, a difusão da IA alcança 15% da população.
Para reunir os dados, o laboratório AI for Good Lab, da Microsoft, analisou a adoção de ferramentas de IA como Copilot, ChatGPT, Claude, Gemini e Midjourney, além da capacidade de desenvolver e escalar a tecnologia por região, bem como a medição dos modelos de IA.
Leia também: 5 ferramentas de Inteligência Artificial gratuitas para testar ainda hoje
A pesquisa aponta que a difusão da IA foi a mais rápida da história quando comparada a outras tecnologias, como a eletricidade, o rádio, a internet, o telefone celular e o smartphone.
Contudo, os padrões de difusão e acesso à IA são desiguais. Em regiões como a África Subsaariana e partes da Ásia, a difusão permanece abaixo de 10% em muitos países - um número bastante inferior ao registrado em locais como os Emirados Árabes Unidos e Singapura, onde mais da metade da população consegue acessar a tecnologia.
Outro ponto de atenção levantado pela pesquisa diz respeito às habilidades digitais em IA e dificuldades relacionadas a alguns idiomas. Em regiões da África Subsaariana, a adoção digital é inferior a 20%, enquanto na Ásia Central o índice varia entre 20% e 40% da população.
Quando o tema é idioma, países com menos recursos adotam IA em proporção 20% menor que os países mais desenvolvidos. Um exemplo é o suaíli, idioma falado por mais de 200 milhões de pessoas, principalmente na costa leste da África; essa língua possui 500 vezes menos conteúdo digital que o alemão, apesar de apresentarem números semelhantes de falantes. Dessa forma a sua inclusão em ferramentas de IA se torna menor e, consequentemente, diminui a adesão de pessoas de tais localidades.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Fraude