Foto: Envato Elements
Por Gabrielly Bento
[email protected]O cenário global de aplicativos para smartphones ganhou um novo protagonista. Pela primeira vez, o ChatGPT, ferramenta baseada em inteligência artificial, superou gigantes como TikTok e Instagram e assumiu a liderança no ranking de apps mais baixados em todo o mundo.
A informação é do mais recente levantamento da plataforma de análise Appfigures. Tradicionalmente dominada por redes sociais e aplicativos de entretenimento, a disputa pelo topo das lojas virtuais teve uma reviravolta em março.
Impulsionado pela popularização da geração de imagens no estilo Ghibli — tendência que se espalhou rapidamente nas redes —, o ChatGPT registrou 46 milhões de downloads no mês passado, alcançando o primeiro lugar entre os aplicativos não relacionados a jogos.
Segundo os dados, o ChatGPT obteve 13 milhões de instalações em dispositivos com iOS (sistema da Apple) e 33 milhões em aparelhos Android. Em segundo lugar ficou o Instagram, também com 46 milhões de downloads, mas com uma performance muito inferior no iOS, onde teve apenas 5 milhões de instalações. Já o TikTok fechou o pódio com 45 milhões de downloads, sendo 8 milhões em iPhones e 37 milhões em smartphones Android.
A vitória do ChatGPT se deve, em grande parte, à sua expressiva performance na App Store. Na loja da Apple, o aplicativo foi o mais procurado, enquanto os concorrentes ficaram bem atrás: o TikTok apareceu apenas na sexta posição, e o Instagram sequer entrou no top 10 da plataforma.
Apesar de a atual febre estar centrada na criação de imagens personalizadas com auxílio da inteligência artificial, especialistas apontam que esse pode ser apenas o começo de uma nova fase. Com o avanço da IA integrada nativamente aos sistemas operacionais, como Android e iOS, o ChatGPT tende a consolidar sua presença e atrair ainda mais usuários.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.