Projeto conectivIDADE+60 ensina habilidades digitais no Ceará
Envato
16/01/2026 | 08h05
João Domingos foi um dos participantes do projeto - Reprodução: Canal ITEVA
Maria Vieira Martins, 69 anos, relata a conquista da autonomia digital. "Eu tinha um telefone daqueles antigos, só pra ligar mesmo e receber ligação... Eu tinha que ficar pedindo para outras pessoas fazerem as demais ações para mim. Se eu recebia uma mensagem, eu corria para outra pessoa para ela ver o que era. Agora eu já sei. Eu não sei escrever, mas sei ler".
Enquanto isso, Maria José Faustino Gama, de 76 anos, utiliza as ferramentas para o dia a dia e a saúde. "Você vai no YouTube, no Instagram, e encontra vídeos ensinando a fazer uma comida, ensinando dicas para cuidar da saúde. Tudo que ensina, eu faço."
Já João Domingos, 78 anos, teve contato com recursos simples, que até então ele não sabia que existiam no celular.
"Nunca tinha mexido numa calculadora. Perguntei para ela [instrutora] se a gente podia aprender alguma coisa e ela disse que sim".
Sobre o projeto
Leia também: Fundos da pessoa idosa são subutilizados e captam 67% menos que os de crianças
O objetivo da atividade é oferecer um currículo especializado, focando em habilidades digitais essenciais para a empregabilidade, o empreendedorismo e a segurança da pessoa idosa. Os três cursos oferecidos, que somam mais de 130 horas-aula, focam em:
- Garantir a base para a comunicação e operação do celular, incluindo o uso do Gmail.
- Capacitar para o uso de Google Lens, YouTube e ferramentas de mobilidade, como o Google Maps.
- Abordar o manuseio de banco virtual, como fazer Pix e transferências, pagar contas e verificar scores no Serasa.
Os participantes têm aulas semanais ao longo de 10 meses, realizadas na infraestrutura do Iteva ou em local cedido pela prefeitura. A periodicidade serve para que idosos progridam gradualmente, pratiquem em casa com seus próprios smartphones e acompanhem todas as etapas do aprendizado.
Ao término da formação, os idosos que demonstram assiduidade e domínio das habilidades adquiridas recebem o smartphone usado durante o aprendizado. Nas edições anteriores do projeto, todos dos participantes cumpriram os requisitos e ganharam aparelho.
A iniciativa integra o programa Bem-estar+60, que já atendeu cerca de 1 mil pessoas idosas no Ceará. O Diretor Financeiro Sênior do Google Brasil, Ednaldo Silveira, enfatiza a relevância do investimento social nessa causa.
"Investir na capacitação e na dignidade da população sênior é um imperativo social e econômico. A parceria visa construção de um futuro onde a experiência e o talento não sejam limitados pela idade.”Como participar
- Sede do ITEVA, em Eusébio.
- Filial do ITEVA, em Beberibe.
- CRAS presentes nos dois municípios.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
