Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Com a explosão dos serviços de streaming no Brasil, muitos consumidores se perguntam: quanto seria necessário gastar para ter acesso a todos os catálogos disponíveis no país?
De acordo com o levantamento Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil, realizado pela Ancine em parceria com a BB Media, o Brasil contabilizava 59 serviços de streaming disponíveis até 2022. Esse número, um dos maiores da América Latina, só tende a crescer com a chegada de novos players e fusões no setor.
As plataformas mais populares —como Netflix, Disney+, Apple TV+, Max (HBO Max), Prime Video, Globoplay e Paramount+— concentram as grandes produções de cinema, séries originais, novelas, animações, doramas e conteúdos esportivos.
A mudança de comportamento do público é visível: em 10 anos, o número de assinantes de TV paga no Brasil caiu pela metade. Segundo a Anatel, eram 19,6 milhões em 2014 e passaram a 9,5 milhões em maio de 2024, uma queda de 51%.
A troca pela praticidade e diversidade dos streamings é comprovada também pelos dados do IBGE: em 2023, cerca de 31,1 milhões de brasileiros tiveram acesso a plataformas pagas. Um estudo da Comscore e Siprocal apontou que o brasileiro assina, em média, oito serviços simultaneamente.
Para conter a rotatividade de assinantes e atrair novos públicos, as plataformas passaram a incluir planos com publicidade, em troca de mensalidades mais baratas. Desde 2022, esse modelo tem ganhado força e já representa uma alternativa importante para quem quer economizar.
Veja abaixo uma estimativa de custos com base nas versões mais populares de cada serviço, considerando planos com e sem anúncios, valores mensais e anuais:
Plataforma | Plano com anúncios | Plano sem anúncios | Plano anual (sem anúncios) |
Netflix | R$ 20,90 | R$ 44,90 – R$ 59,90 | — |
Max (HBO Max) | R$ 29,90 (básico) | R$ 39,90 – R$ 55,90 | R$358,80 – R$ 478,80 |
Disney+ | R$ 9,90 – R$ 27,90 | R$ 38,90 (premium) | R$ 368,90 |
Prime Video | R$ 19,90 | R$ 29,90 | R$ 166,80 + R$ 10 (sem anúncios |
Apple TV+ | R$ 21,90 | — | — |
Globoplay | R$ 14,90 (com anúncios anual) – R$ 22,90 (com anúncios mensal) | R$ 29,90 (anual) – R$ 39,90 (premium) | R$ 178,80 (com anúncios anual) – R$ 358,80 (premium anual) |
Paramount+ | — | R$ 18,90 | R$ 226,80 |
Custo total mensal com anúncios: cerca de R$ 125,40
Custo total mensal sem anúncios: a partir de R$ 202,40
Custo total anual sem anúncios: a partir de R$ 1.300
Observação: os valores podem variar com promoções temporárias, como descontos para novos assinantes ou pacotes promocionais (como Apple One ou combos com operadoras).
Embora seja tentador ter acesso completo a todos os conteúdos, a maioria dos brasileiros opta por revezar as assinaturas ao longo do ano, uma prática conhecida como “streaming rotativo”. O usuário assina uma plataforma por um ou dois meses, consome o que deseja e depois troca por outra.
Outra estratégia é compartilhar planos familiares ou conjuntos (quando permitido nos termos de uso), ou ainda aproveitar pacotes agregadores como os da Amazon ou da Apple, que reúnem vários serviços num só.
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