Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 16/08/2025 - O WhatsApp começou a liberar, na última quinta-feira (14), dois novos recursos voltados para quem utiliza o aplicativo para fazer chamadas: a possibilidade de agendar ligações com contatos ou grupos e o envio de reações durante a conversa por vídeo.
O novo sistema de agendamento aparece ao tocar no ícone '+' dentro da aba Ligações.
Leia também: Celular travando? Truque pouco conhecido do WhatsApp pode ajudar
A função, batizada de programar ligação, permite escolher entre chamadas de voz ou vídeo, definir data e horário e até inserir um nome para o evento.
É possível marcar conversas com apenas uma pessoa ou com todo um grupo, convidando os participantes individualmente ou todos de uma vez.
Leia também: Sua conta está segura? Veja como ativar a autenticação em dois fatores
Uma vez criada, a chamada agendada passa a aparecer na própria aba Ligações, que também exibirá a lista de participantes confirmados e dará a opção de compartilhar o link da reunião para quem ainda não foi incluído.
Leia também: WhatsApp lança alerta que protege contra golpes em grupos com desconhecidos; veja
A proposta se assemelha a ferramentas comuns em plataformas corporativas como Zoom e Microsoft Teams, que já oferecem recursos parecidos integrados a agendas digitais.
Outra novidade é a chegada das reações durante videochamadas.
Leia também: Preocupado com privacidade? Veja como minimizar a Meta AI no WhatsApp
Entre elas está o emoji de 'levantar a mão', pensado para indicar que alguém deseja falar sem interromper a conversa. Além disso, será possível enviar outras reações de forma rápida e sem precisar pausar o diálogo.
Leia também: 7 sinais de que você foi bloqueado no WhatsApp
Com essas mudanças, o WhatsApp busca ampliar as funções voltadas para comunicação em tempo real, aproximando-se de soluções já consolidadas no ambiente profissional, mas mantendo o foco na simplicidade que o popularizou entre os usuários no dia a dia.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.