WhatsApp lança alerta que protege contra golpes em grupos com desconhecidos; veja

Foto: Envato Elements

Conhecer os principais tipos de golpe pode ajudar a evitá-los - Foto: Envato Elements
Conhecer os principais tipos de golpe pode ajudar a evitá-los

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 08/08/2025, às 08h25

São Paulo, 08/08/2025 - O WhatsApp começou a exibir um novo tipo de alerta sempre que um usuário for adicionado a um grupo por alguém que não está salvo em sua lista de contatos. A novidade tem como objetivo aumentar a proteção contra golpes e interações indesejadas dentro do aplicativo de mensagens mais popular do mundo.

De acordo com informações publicadas no blog oficial da plataforma WhatsApp Blog, o novo recurso faz parte de um conjunto de atualizações que reforçam o compromisso da empresa com a segurança e o bem-estar digital.

Leia também: "Modo cachorro" no WhatsApp: veja como deixar o app com visual pet

Detalhes sobre o recurso

Ao ser adicionado por um desconhecido em algum grupo, o usuário recebe um aviso destacando que a pessoa responsável pela inclusão não faz parte de sua agenda ou contatos. O alerta vem acompanhado de orientações para evitar golpes e administrar melhor as configurações de privacidade.

Entre as opções apresentadas, o aplicativo sugere:

- Sair do grupo imediatamente, sem a necessidade de abrir ou ler a conversa, caso haja qualquer desconfiança.

- Visualizar o conteúdo e decidir se deseja permanecer, com as notificações silenciadas até que o usuário escolha se quer interagir ou não.

Leia também: Celular travando? Truque pouco conhecido do WhatsApp pode ajudar

Além disso, o WhatsApp recomenda revisar as configurações de quem pode adicioná-lo a grupos, recurso que já existe e pode ser acessado em:

Privacidade > Grupos dentro do app. Lá, é possível restringir essa permissão a Meus contatos ou Meus contatos, exceto..., o que oferece mais controle sobre as interações recebidas.

O que fazer ao receber uma mensagem suspeita?

A melhor maneira de se proteger é adotar uma postura preventiva. Veja algumas práticas recomendadas pelo aplicativo:

  • Cuidado com links desconhecidos: mesmo que a mensagem pareça legítima, evite interagir com links ou arquivos até ter certeza da origem.
  • Confirme a identidade: se a mensagem for de alguém que afirma ser conhecido, ligue por voz ou vídeo antes de continuar a conversa. 
  • Não compartilhe dados sensíveis: nunca forneça informações pessoais sem a devida verificação.

Leia também: Preocupado com privacidade? Veja como minimizar a Meta AI no WhatsApp

Golpes Whatsapp
Essa atualização é muito importante para reduzir tentativas de fraude e garantir que as conversas no WhatsApp / Foto: Envato Elements

4 golpes mais comuns no WhatsApp

Conhecer os principais tipos de golpe pode ajudar a evitá-los. Entre os mais frequentes estão:

1. Golpe do amor: A pessoa finge estar interessada romanticamente, desenvolve laços emocionais e depois pede ajuda financeira.

2. Ofertas de emprego falsas: Promessas de vagas atrativas e trabalho remoto, geralmente em nome de grandes empresas, usadas para roubar dados ou solicitar pagamentos indevidos.

3. Golpe do investimento: O golpista oferece uma oportunidade de lucro alto com risco baixo, geralmente em criptomoedas ou ações, para convencer a vítima a transferir dinheiro.

4. Falsos perfis: Pessoas se passam por amigos, familiares, famosos ou marcas conhecidas para enganar e manipular emocionalmente o usuário.

Leia também: Sua conta está segura? Veja como ativar a autenticação em dois fatores

Essa atualização é muito importante para reduzir tentativas de fraude e garantir que as conversas no WhatsApp sejam mais seguras, especialmente diante do aumento de crimes virtuais envolvendo engenharia social e abordagens maliciosas em grupos.

Palavras-chave golpes whatsapp grupos

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias