Foto: Envato Elements/wirestock
Por Beatriz Duranzi
[email protected]A Semana Santa é uma das celebrações mais importantes para os cristãos em todo o mundo. Em 2025, ela será comemorada entre os dias 13 e 20 de abril, encerrando-se no domingo de Páscoa. O período marca a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, sendo um tempo de reflexão, espiritualidade e tradição —especialmente entre os católicos.
No Brasil, além do significado religioso, a Semana Santa também influencia diretamente o calendário de feriados e pontos facultativos, afetando o funcionamento de órgãos públicos, escolas e empresas.
Na Sexta-feira Santa, como é feriado nacional, bancos, correios, repartições públicas e muitos comércios fecham as portas. Já na Quinta-feira Santa, o funcionamento varia: muitos órgãos públicos funcionam em regime de ponto facultativo, mas o setor privado costuma manter atividades normais.
Durante a Semana Santa, é comum a realização de procissões, encenações da Paixão de Cristo, jejuns, orações e missas especiais. Em cidades históricas como Ouro Preto (MG), Juazeiro do Norte (CE) e Nova Jerusalém (PE) —que tem o maior teatro ao ar livre do mundo— a programação religiosa e cultural atrai milhares de fieis e turistas.
Além do aspecto religioso, a Páscoa também é marcada por tradições como a troca de ovos de chocolate, que simbolizam o renascimento.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.