Foto: Envato Elements
Por Gabrielly Bento
[email protected]Você costuma se alongar pela manhã? Se a resposta for negativa, talvez esteja perdendo uma das formas mais simples e eficazes de preparar o corpo e a mente para os desafios do dia. Incorporar o alongamento à rotina logo após sair da cama pode ser um grande aliado da saúde física e mental, promovendo mais energia, foco e bem-estar.
O alongamento ao despertar atua como um “despertador muscular”, promovendo o aquecimento do corpo e facilitando os movimentos ao longo do dia. Reservar de 10 a 15 minutos logo cedo pode elevar sua disposição e capacidade de concentração.
Ao contrário do que muitos pensam, alongar-se não é o mesmo que realizar exercícios de academia. A prática matinal serve para preparar os músculos para as demandas do cotidiano, prevenindo desconfortos e melhorando a postura.
Entre os diversos benefícios do alongamento matinal, estão a melhora da circulação sanguínea, maior flexibilidade, alívio de tensões musculares e uma postura mais alinhada. Mas os reflexos não se limitam ao físico.
O estresse, a ansiedade e até quadros depressivos podem ser amenizados com essa simples prática diária. Isso acontece porque o alongamento estimula a liberação de substâncias como a endorfina, a dopamina e a serotonina, hormônios diretamente ligados à sensação de prazer e à regulação do humor.
Confira outras vantagens:
A ausência de alongamento regular pode levar ao encurtamento dos músculos, um processo que compromete a harmonia entre as articulações e favorece o surgimento de lesões. A falta dessa prática gera adaptações ruins para o sistema músculo-articular e, com o tempo, podem surgir dores e inflamações, como tendinites.
Sim, o alongamento é recomendado para todas as faixas etárias e gêneros. No entanto, pessoas que se recuperam de fraturas ou possuem lesões musculares devem buscar orientação médica para realizar movimentos adequados à sua condição.
Para quem deseja começar ainda hoje, confira uma sequência de alongamentos fáceis que podem ser feitos em casa:
Movimente a cabeça em círculos, olhe para cima e para baixo, e finalize com a inclinação lateral em direção aos ombros.
Deitado, flexione os joelhos e traga-os ao encontro do tronco, abraçando as pernas por alguns segundos.
Com o corpo de bruços, dobre uma perna e segure próximo ao quadril por cerca de 20 segundos; depois, troque o lado.
Ainda deitado, apoie as mãos no chão, eleve o tronco e, em seguida, leve o quadril em direção aos calcanhares.
De pé, afaste as pernas e incline o corpo para o lado, estendendo um dos braços. Segure por 20 segundos e repita do outro lado.
Com uma perna à frente, leve as mãos ao pé e mantenha por 20 segundos. Depois, troque a posição das pernas.
Esses movimentos de alongamento podem ser feitos não apenas ao acordar, mas também em qualquer momento do dia, especialmente em intervalos de longas jornadas de trabalho ou estudo.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.