Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 23/08/2025 - O número de demissões por justa causa no Brasil registrou um salto expressivo no início de 2024, alcançando o maior patamar da última década.
Em janeiro do ano passado, foram 39.511 desligamentos nessa modalidade, segundo levantamento da LCA Consultores.
O volume representa 2,09% dos 1,88 milhão de desligamentos totais ocorridos no mês, superando a média recente e ficando próximo do índice registrado em janeiro de 2014, quando a marca foi de 2,12%.
Leia também: Dia do Trabalho: veja seus direitos se for trabalhar neste feriado
Em comparação com dezembro de 2023, quando 1,77% das demissões ocorreram por justa causa, o crescimento é significativo.
Já em fevereiro, embora o total de desligamentos tenha aumentado para cerca de 1,94 milhão, a proporção de casos por justa causa apresentou queda.
Entre os motivos que levam à aplicação dessa penalidade máxima no contrato de trabalho estão:
Especialistas avaliam que as mudanças no mercado de trabalho e no comportamento profissional têm influência direta nesse movimento.
Leia também: Temos 30 milhões de trabalhadores na informalidade, mas número vem caindo, diz Luiz Marinho
Nos últimos anos, aumentos nas demissões em massa e transformações nas expectativas dos trabalhadores, especialmente entre a geração Z, nascidos entre 1996 e 2010, vêm alterando as relações trabalhistas.
Leia também: Portabilidade do consignado do trabalhador CLT começa hoje; como funciona
Essa parcela da força de trabalho costuma priorizar mais qualidade de vida e flexibilidade, o que pode resultar em maior rotatividade.
A projeção é que, após o pico no início do ano, a taxa de demissões por justa causa apresente recuo até novembro, voltando a crescer nos meses de dezembro e janeiro, período tradicionalmente marcado por maior movimento no mercado e reajustes de equipes.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.