Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Disciplina, foco e resiliência são atributos do profissional de alta performance

Adobe Stock

O 'motor' de um profissional de alta performance também é abastecido por planejamento, execução, controle e determinação - Adobe Stock
O 'motor' de um profissional de alta performance também é abastecido por planejamento, execução, controle e determinação
Por Claudio Marques

22/12/2025 | 08h48

São Paulo, 22/12/2025 - Nada melhor para falar sobre alta performance do que profissionais considerados de alta performance. Para começar, todos afirmam que a excelência no desempenho não é sinônimo de trabalhar demais.

Esqueça aquela imagem de um profissional de sucesso atrelada a uma agenda lotada e a noites mal dormidas. Ela não diz respeito a esforço bruto, mas sim à capacidade de atingir metas e objetivos nos prazos estabelecidos e de forma recorrente e sustentável ao longo do tempo, de acordo com o professor João Paulo Faleiros, do curso de Autoconhecimento, Liderança e Gestão de Pessoas, da Fundação Vanzolini.

A alta performance, como se vê, não é um evento isolado, mas o talento para atingir metas e objetivos de forma reiterada. “Se eu sou engenheiro, significa eu continuar entregando resultado palpável para a companhia com os meus projetos. Se eu sou um vendedor, significa continuar entregando resultado financeiro em vendas. Se eu sou um psicólogo, é seguir  ajudando meus pacientes a atingir o resultado que eles procuram”, exemplifica Bruno Gonçalves, palestrante e especialista em Felicidade Corporativa e Experiência do Cliente, ressalvando que isso deve ocorrer de maneira intermitente.

Leia também: Veja como técnicas ajudam a manter o foco e a concentração no trabalho

Nesse ponto, vale diferenciar entre ser produtivo e estar apenas ocupado. A distinção reside nos indicadores. "A produtividade está diretamente relacionada a metas de qualidade e quantidade", diz o palestrante e fundador da Mola Educação, Gustavo Malavota. Segundo ele, a performance é a capacidade de realizar tarefas com excelência em um tempo satisfatório, gerando avanço real para o indivíduo e para a empresa.

Empreendedor Gustavo Malavota sorri em frente a um painel onde está escrito Mola Educação
O fundador da Mola Educação, Gustavo Malavota, tem rotina para ajudá-lo no seu desempenho - Divulgação
"Performar é realizar com excelência e gerar resultado melhor com menos tempo", diz Malavota.

Faleiros complementa dizendo que não basta entregar o resultado, mas é fundamental respeitar os processos, a ética e as normas da organização. A performance deve ser mantida no longo prazo sem "estourar" o profissional ou os procedimentos da empresa. Nesse movimento, o profissional deve conjugar conhecimento técnico com habilidades comportamentais fundamentais. 

Três pilares

Para Gonçalves, a performance é composta por três pilares: técnico, contextual e adaptativo. No primeiro caso, o profissional precisa ser excelente na execução da sua função. No segundo, ele precisa entender o entorno e saber trabalhar em equipe. O terceiro pilar se refere à capacidade de reagir a mudanças e adversidades, por exemplo, na transição para o digital durante a pandemia.

Na visão de Faleiros, os requisitos para alta performance mudam conforme a maturidade da carreira. No início, o foco está na técnica. Em consequência, predominam o conhecimento prático e operacional. “Um júnior pode ser de alta performance entregando metas simples com excelência técnica”, declara o professor. 

No entanto, conforme se ascende na carreira, a técnica perde peso para as soft skills. Habilidades como liderança, negociação, articulação política (convergência de interesses) e visão estratégica tornam-se o diferencial. 

Motor da alta performance

Independentemente do cargo, porém, certas atitudes podem ser consideradas "o motor" da alta performance:

  • Disciplina e foco: Grandes talentos dependem mais da disciplina e foco do que do gênio. Um exemplo é o nadador Michael Phelps.
  • Ciclo de gestão: O profissional de alta performance utiliza o processo de planejamento, execução e controle. Planejar evita o perfil "bombeiro", que apenas apaga fogos e não sai do lugar.
  • Resiliência: Determinação para não parar no primeiro obstáculo.

Rotina e disciplina

Malavota leva a busca pela excelência profissional para além dos limites do trabalho. Ele considera que cuidar das variáveis que podem vir a atrapalhar seu desempenho é um indicador de performance. E isso se traduz em zelar pela saúde, alimentação, pelo sono e cuidar do seu preparo e o da equipe, do projeto ou da palestra que venha fazer, para justamente conseguir ganhar mais agilidade para a realização de uma atividade.

Sua tática, plasmada na sua rotina diária, consiste em acordar cedo, às 5h30. Em seguida, dedica meia hora ao silêncio, sem tecnologia. Dedica esse tempo à gratidão e à concentração. Em seguida, busca visualizar detalhadamente as atividades e os resultados que pretende alcançar no dia.

Leia também: Veja ações e atitudes que ajudam o profissional 50+ a se recolocar no mercado

Esse período preparatório para a jornada laboral ainda inclui atividade física e “nutrição consciente”, isto é, beber água e alimentar-se com qualidade. Há, ainda, um tempo para a leitura de algo que reforce seus valores, princípios e ética pessoal e profissional.

Planejamento 

“De manhã, nas primeiras horas do dia, eu não tenho ritual. Eu tenho programação e o meu dia já começa todo programado. Uma semana antes eu tenho minha semana seguinte toda planejada. Minha agenda já está preenchida”, afirma o CEO da empresa de tecnologia ERA Tempo Integral, Alandre de Carvalho. “Se você trabalha e seu trabalho mexe com o ponteiro e aprimora o indicador, você está sendo produtivo”, acrescenta.

A prática regular dessas atividades por Malavota reforça que a alta performance não é um esforço aleatório, mas o resultado de um método disciplinado que extrapola o local de trabalho ao buscar equilibrar saúde mental, física e espiritual.

“Eu não consigo ver um profissional de alta performance que não tenha, além da parte técnica, além da parte relacional, essa parte de disciplina muito forte”, afirma Faleiros.

A alta performance pode ser individual e coletiva. Abaixo, veja todos os aspectos que ela envolve: 

Definição de alta performance

  • Resultados com Consistência: Não é um pico isolado de sucesso, mas a entrega recorrente de metas ao longo do tempo.
  • Eficiência Máxima: Atingir o objetivo com o menor "atrito" possível, otimizando a fórmula: Resultado + Excelência ÷ Tempo.
  • Sustentabilidade: Capacidade de produzir em alto nível sem comprometer a saúde mental ou física (evitando o burnout).

Perfil do profissional de alta performance

Equilíbrio de competências:
- Hard Skills: Domínio técnico do que faz.
- Soft Skills: Habilidades relacionais (liderança, negociação, comunicação), foco, concentração, resiliência.

Performance adaptativa: Capacidade de se ajustar rapidamente a mudanças e adversidades.

Inteligência emocional: Entender e gerenciar as próprias emoções (como medo e raiva) em vez de ignorá-las.

Visão estratégica: Identificar os 20% de esforço que geram 80% do resultado (Princípio de Pareto).

Hábitos e comportamentos práticos

Disciplina e foco: É metódico e determinado. Possui clareza sobre suas prioridades e não para no primeiro obstáculo.

Gestão de energia: Compreensão de que o descanso é o "freio" necessário para a "potência" da performance. Conhece seus picos de produtividade e organiza o trabalho pesado para esses horários.

Capacidade de planejamento: Utiliza o ciclo "Planejamento, Execução e Controle". Ele não é um "bombeiro" que apenas apaga incêndios; ele antecipa problemas.

Preparação: Estuda o cliente, faz briefings detalhados e "faz o dever de casa" antes de qualquer atividade importante para evitar indecisões.

Saber dizer "não": Elenca "nãos" estratégicos para distrações (redes sociais, excesso de compromissos sociais).

Autoconhecimento: Busca constante por entender o próprio funcionamento (perfil comportamental).

Alta performance em equipe

  • Liderança pelo exemplo: O líder inspira por intermédio de seus próprios hábitos de saúde e produtividade.
  • Foco no coletivo: Saberque a performance individual é limitada e que o sucesso real depende de saber "cuidar de gente".
  • Clareza de propósito: Priorizar o resultado no trabalho para garantir tempo de qualidade real de vida.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias