Economia prateada é tema de curso para profissionais de várias áreas

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Esse público representa uma das maiores potências de consumo do país, com cada vez mais presença no mercado de trabalho - Envato
Esse público representa uma das maiores potências de consumo do país, com cada vez mais presença no mercado de trabalho

Por Claudio Marques

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Publicado em 25/07/2025, às 10h50

São Paulo, 25/07/2025 -- As estimativas dão conta que a chamada Economia Prateada, aquela resultante das atividades das pessoas maduras, já movimenta entre R$ 1,8 trilhão a mais de R$ 2 trilhões por ano no Brasil. De acordo com o Coletivo 45+, consultoria especializada nesse consumidor, esse público representa uma das maiores potências de consumo do País, com cada vez mais presença no mercado de trabalho, na política, na cultura e no entretenimento. 

"Ainda assim, é um público subestimado pelas marcas e negligenciado pela comunicação", diz Lara Magalhães, cofundadora da Coletivo 45+ juntamente com Thati Bissoli.

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A diretora executiva do BID Lab, laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Irene Arias Hofman, vai na mesma linha de raciocínio: "A população que forma a chamada economia prateada é uma fonte de oportunidades para o crescimento econômico", defende a especialista.

No entanto, Hofman chama atenção para a importância de ações de inclusão e um trabalho conjunto dos setores público e privado para suportar as pessoas já na faixa dos 50+. A população com mais de 50 anos tem crescido 3% ao ano no mundo, chegando a quase 2 bilhões de pessoas, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, em 2024, 27% da população já tinha mais de 50 anos e até 2044 contará com 40% da população total nessa faixa etária.

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A pesquisa Mercado Prateado: consumo dos brasileiros 50+  projeta que essas pessoas serão responsáveis por movimentar R$ 3,8 trilhões em 2044, o que representa 35% do consumo domiciliar privado, que está previsto em R$ 10,8 trilhões. O levantamento integra o projeto Brasil Prateado, da Data8.

Diante desse cenário, eventos e cursos voltados para essa população têm o objetivo de contribuir para ressignificar o envelhecimento e desenvolver o seu potencial.

Avosidades

De 26 a 31 de julho, o Jardim Pamplona Shopping, em parceria com o projeto Somos Avosidade, realizará encontros gratuitos com influenciadoras que se conectam diretamente com a geração prateada. Segundo a empresa, o evento promove um espaço de trocas, experiências e conexões sobre essa nova fase da vida.

"Ao trazer essas vozes para o debate, valorizamos uma geração que movimenta a economia, reinventa os ciclos da vida e inspira outras faixas etárias", afirma afirma Franklin Pedroso, coordenador de marketing do Jardim Pamplona Shopping.

"Até 2030, o Brasil terá uma população com mais avós do que netos e, em 30 anos (2060), serão quatro avós para cada neto. Será uma mudança como nunca se viu e não dá mais para fugirmos do tema, como se velhice fosse doença, pois não é”, ressalta Natália Dornellas, criadora do movimento Somos Avosidade. 

O evento é gratuito, aberto ao público e não exige inscrição prévia. A programação discute longevidade, comportamento, mercado de trabalho e estilo de vida. No sábado, o encontro começa às 14h, nos demais dias, às 16h. O shopping está situado na Rua Pamplona, 1.074, em São Paulo.

Coletivo 45+

Para entender e aproveitar o potencial estratégico dessa audiência - como consumidor, influenciador e agente transformador -, o Coletivo 45+ vai realizar, no dia 16 de agosto, o curso "Economia Prateada: Consumo, Comuniação e Conexão", ministrado pelas cofundadoras Lara Magalhães e Thati Bissoli.

De acordo com elas, é uma imersão para profissionais de marketing, comunicação, RH, inovação e branding, empreendedores, consultores, estudantes e pesquisadores de comportamento, consumo e longevidade.

Em linhas gerais, a ideia é mostrar comportamentos, valores, hábitos de consumo e desafios enfrentados por essa geração e mostrar como criar pontes reais com esse público e gerar valor para marcas, comunidades e para a sociedade.

Maturi Fest

De 21 a 23 de agosto, das 9h às 19h na Unip Paraíso, a Maturi vai realizar a 8ª edição da Maturi Fest, festival de trabalho e empreendedorismo. Andrea Tenuta, head de Novos Negócios da Maturi, conta que, em 2025, ano em que a empresa comemora 10 anos, o evento traz novidades. Primeiramente,  os três dias do encontro serão presenciais, mas com versão online, e as atividades se dividem entre gratuitas e pagas. 

O ingresso completo, presencial, permite participar de mentorias, conectando a pessoa interessada em vagas com as empresas que valorizam a diveridade etária. Os encontros acontecem na MaturiConecta,  feira de conexão e empregabilidade 50+.

O evento conta ainda com um concurso para startups, o Acelera Maturi, que premiará o projeto vencedor com R$ 10 mil e 3 meses de mentorias com a consultoria. "O objetivo é potencializar a experiência a cada ano, adicionando novas ações e oportunidades", diz Andrea Tenuta. No ano passado, o evento reuniu mais de 4 mil pessoas. 

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