Envato
O Brasil bateu recorde de abertura de empresas em 2025, com a criação de 4,3 milhões de novos negócios, uma expansão de 12,3% ante o ano anterior. Foram criadas, em média, 17 mil empresas por dia, considerando 252 dias úteis.
Desse total, 71,7% foram na categoria Microempreendedores Individuais (MEIs), seguido de Sociedades Limitadas, com 22,3% e empresa individual, 3,6%. Os dados são do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, e foram divulgados em primeira mão para o portal Viva.
Entre os setores macro, Serviço criou 73,6% empresas, Comércio, 19,2%, Indústria, 6,0% e os demais, que inclui os segmentos Primário, Financeiro e Terceiro Setor, ficaram com 1,2%.
O serviço de Alimentos liderou a abertura de novos negócios, respondendo por 6,5% do total de 2024.
O Sudeste lidera o ranking de abertura de empresas, com São Paulo (1.344.434), Minas Gerais (458.819) e Rio de Janeiro (352.227) no topo.
“O crescimento da demanda por comida pronta, a popularização dos aplicativos de entrega e os baixos custos iniciais para abertura de negócios, aliados a um amplo leque de possibilidades criativas, ajudam a explicar por que esse segmento lidera o surgimento de novas empresas”, avalia a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Além disso, o Brasil se destaca como um ambiente fértil para a inovação e o empreendedorismo."
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.