Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um sistema que identifica e reúne informações sobre famílias de baixa renda em todo o país. Os dados registrados são utilizados por órgãos públicos para selecionar beneficiários de programas sociais, tanto em nível federal quanto estadual e municipal.
O sistema foi criado para organizar o acesso a políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. A inscrição no CadÚnico é um pré-requisito para participação nesses programas, mas não garante automaticamente o recebimento dos benefícios.
A inscrição deve ser feita presencialmente em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do município. Para o cadastro, é necessário apresentar documentos como CPF, RG, comprovante de residência e documentos de todos os membros da família.
O responsável familiar, ou seja, a pessoa que fornecerá as informações no ato do cadastro, deve ter no mínimo 16 anos e, sempre que possível, ser do sexo feminino.
As informações cadastradas no CadÚnico, devem ser atualizadas a cada dois anos ou sempre que houver mudanças relevantes, como nascimento, falecimento, mudança de endereço ou alteração de renda. Mais detalhes sobre o processo estão disponíveis no site oficial do governo federal (aqui).
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.