Evolução na carreira vai além de promoção e aumento salarial, diz Catho
Adobe Stock
São Paulo, 18/02/2026 - Em um cenário de mudanças rápidas no emprego, evoluir na carreira demanda muito mais do que apenas perseguir uma promoção ou um aumento salarial. Com base nos resultados de sua pesquisa Tendências 2026, a plataforma de anúncio de vagas Catho aponta que investir em preparo e aprendizado contínuo são algumas das principais medidas a serem adotadas por aqueles que desejam avançar profissionalmente.
Nesse sentido,o levantamento feito com 9.038 respondentes de todo o Brasil, mostra que, embora 26% dos profissionais apontem tecnologia e inteligência artificial como tendência central para 2026, apenas 17,33% colocam a IA como hard skill prioritária.
Leia também: Como criar um currículo competitivo e conseguir novo emprego na maturidade
Competências comportamentais como inteligência emocional, criatividade e pensamento crítico aparecem logo atrás, indicando que o mercado valoriza profissionais adaptáveis e preparados para lidar com mudanças.
Posturas decisivas
Outros pontos se destacam, segundo a plataforma, como decisivos para quem quer avançar na carreira em 2026:
- Pensar em carreira, e não apenas em cargo: o crescimento passa por enxergar o desenvolvimento como um processo contínuo, e não como uma troca pontual de emprego.
- Buscar alinhamento com propósito e ambiente: fatores como cultura organizacional, clima saudável e qualidade de vida ganham peso semelhante ao salário na tomada de decisão.
A pesquisa também revela que o conceito de sucesso profissional está mais amplo e menos imediatista, de acordo com Patricia Suzuki, diretora de RH da Redarbor Brasil, detentora da Catho.
Plano de carreira
Entre os principais motivadores para a mudança de emprego foram apontados fatores como aumento salarial (14%), plano de carreira (14%) e qualidade de vida (13,9%), indicando que os profissionais buscam equilíbrio entre crescimento, satisfação e sustentabilidade no longo prazo.
Esse movimento se reflete no aumento do interesse por temas como plano de carreira, que cresceu quatro vezes, passando de 2,6% no ano anterior para 14% agora, enquanto qualidade de vida teve um salto de 40 vezes nas menções, enquanto a valorização de um ambiente de trabalho saudável aumentou 20 vezes.
Outro dado também apontado pela pesquisa é que mais de 40% dos profissionais afirmam que pretendem migrar de carreira em 2026, e, desse grupo, 80% já estão buscando ativamente oportunidades alinhadas a esse novo direcionamento.
Perfil
Para a executiva, fica evidenciado um perfil de candidato mais consciente, que avalia a vaga e, principalmente, o sentido daquela escolha dentro do seu projeto profissional. Mostra que o profissional brasileiro está amadurecendo a forma como toma decisões de carreira.
As pessoas querem crescer equilibrando o momento de vida com o desenvolvimento profissional. Essa evolução passa por demonstrar competência técnica, comprometimento com o próprio desenvolvimento e compatibilidade com o ambiente e a cultura das empresas.”
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
