Publicado em 03/11/2025, às 08h31 - Atualizado às 08h42
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São Paulo, 3/11/2025 - A exposição do perfil profissional no LinkedIn exige estratégia, vinculada aos objetivos que pretende alcançar. A especialista em marketing digital da Stratlab, Fernanda Nascimento, compartilha algumas dicas sobre posicionamento nessa rede social.
A seguir, um roteiro com dicas para a criação e preenchimento de seu perfil no LinkedIn:
1) URL Personalize a URL do seu perfil, escolhendo um link fácil de ser lembrado
2) Sua fotografia Utilize ajustes e filtros para melhorar a imagem, mas lembre-se de que ela tem de continuar parecendo com você
3) Foto de capa Escolha uma imagem liberada para uso que remeta a sua especialidade
4) Pronúncia Grave na versão móvel do aplicativo a pronúncia de seu nome
5) Em ‘Informações Básicas’ No Título, crie uma frase que mostre o que você faz, quem você ajuda e que resultados essa pessoa tem com seu trabalho; coloque o cargo no espaço para experiência profissional
6) Língua Se possui dúvida em relação a ter seu perfil em português ou inglês, a dica é ter um em cada língua. Mas se seus objetivos estão no Brasil, é aconselhável que ele esteja em português
Fernanda Nascimento, da Stratlab, ressalta que é preciso ter estratégia para o posicionamento no LinkedIn - Foto: Divulgação
7) No espaço ‘Sobre’ Ao clicar no lápis (em cima à direita), você terá 2.600 caracteres para trabalhar palavras-chave. Escreva em primeira pessoa para manter o diálogo com o usuário.
8) Na área ‘Em Destaque’
Adicione conteúdos de destaque, como vídeos, apresentações e artigos
9) Em ‘Análises e Ferramentas’ Nessa área, é possível ver o alcance de suas publicações, quem se interessou e visitou seu perfil e quantas vezes apareceu na pesquisa
10) Em ‘Conteúdos de Mídia’
É possível carregar arquivos e links de experiências profissionais, acadêmicas e de voluntariado para melhorar a experiência de quem visita seu perfil
11) Em ‘Competências’ Você escolhe quais competências marcar ao clicar no lápis acima à direita
12) Em ‘Projetos’ Uma possibilidade interessante é, ao clicar no símbolo + e no campo das Conquistas indicar cursos, patentes, prêmios e projetos
Vale lembrar que, no início, a audiência será baixa, mas pode crescer com o tempo, em razão do esforço e dedicação ao Linkedin.
O que postar no LinkedIn?
O primeiro passo é saber exatamente o que se quer do Linkedin. Quer arrumar um emprego? Vender? Contratar? Se posicionar? Ser conhecido?
“Às vezes, o profissional está super bem, não está procurando emprego, mas quer ser conhecido”, comenta. Mas o Linkedin ajuda a encontrar oportunidades, ou mesmo que elas encontrem o profissional.
O público que quer atingir
Após definir seu objetivo, é necessário pensar qual é o público que pode lhe dar o resultado esperado. Porque o LinkedIn é nichado.
“Acho importante mencionar, que ninguém vai para o LinkedIn para ver o outro. Todo mundo vai pensando em seus próprios objetivos. Então, a pessoa se serve do LinkedIn para o que é bom para ela.”
Definidos objetivo e público, chega o momento de produzir conteúdo para transmitir o valor desejado e consolidar sua marca, reputação e autoridade.
Abordar assuntos com os quais se sinta familiarizado e bem preparado e pelos espera ser reconhecido são importantes, mas também ajuda compartilhar experiências, notícias e fatos marcantes. A linguagem deve ser compatível com a que utiliza nas conversas presenciais, para garantir autenticidade.
Formato: texto ou vídeo?
O meio para veicular esse conteúdo vai depender das habilidades de cada um. Se a pessoa tem mais habilidade para escrever, pode postar um artigo. Formatos diferentes também são bem-vindos.
“Vídeo é o formato favorito do algoritmo”.
É melhor, no entanto, começar com um modelo em que esteja seguro quanto a sua manipulação. Poste foto e texto, se sentir que está em condições. Ou somente texto.
Criar uma newsletter pode ajudar a aumentar o engajamento. Com o tempo e experiência adquirida, passe a utilizar outros formatos.
Frequência dos posts
Não é necessário postar todos os dias. “Uma vez por semana já é um ritmo que agrada o algoritmo”, diz Nascimento.
“Se eu tiver um bom like, por exemplo, dois, três dias depois, o algoritmo me mostra de novo para mais pessoas. E se eu fizer um novo post quatro dias depois e alguém curte, na sequência, o LinkedIn vai mostrar o penúltimo post para essa pessoa. É algo na linha, gostou deste, o que que você acha daquele?”
Uma maneira também importante de ganhar visibilidade é interagir com o post das outras pessoas da rede que é interessante para o profissional. São perfis que têm uma audiência que conversa com a dele.
O algoritmo gosta muito que a pessoa converse nos comentários. Não é só comentar, responda, faça réplica e até tréplica, ele gosta”.
Leve mais informação, pois assim agrega valor para essas postagens e aparece também para essa audiência. Não ignore suas conexões e não deixe as mensagens sem resposta.
Além de eventualmente ajudar com a solução de problemas, pode também compartilhar pensamentos sobre alguma questão profissional, que possa ajudar na criação de valor e consolidação de sua marca. “Tudo o que eu faço no meu LinkedIn é intencional e pensado”, comenta.
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