Unsplash
Por Isabela Toledo
redacao@viva.com.brSão Paulo, 20/11/2025 - Lançar um livro pode parecer intimidante, mas para quem tem ideia, pesquisa ou história para compartilhar, a ediPUCRS, editora da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, criou um guia com cinco passos práticos para tornar esse processo mais simples e eficaz.
A seguir, confira as dicas:
Antes de submeter a obra, é fundamental revisar cuidadosamente o texto. A ediPUCRS recomenda uma leitura atenta para garantir correção gramatical, coerência e clareza.
Leia também: 3 dicas para melhorar a leitura no celular
Se o seu livro usa ilustrações, fotos ou outras imagens, é necessário checar os créditos e obedecer à Lei de Direitos Autorais. É crucial usar imagens de domínio público ou pedir autorização para os detentores dos direitos.
Leia também: Vivaleitura 2025: projetos de leitura podem concorrer a R$ 550 mil; veja como participar
Textos de orelha e contracapa são o primeiro contato do leitor com seu livro. A dica é escrever até 900 caracteres, incluir uma mini biografia do autor e uma foto, se possível.
Leia também: Clubes de leitura se ramificam e ganham força com benefícios para saúde
Um bom título deve refletir o conteúdo do livro, sem ser muito longo, mas também sem perder personalidade. É como a “certidão de nascimento” do livro – ideal para atrair atenção.
Depois de ajustar o texto, escolha uma editora e envie seu livro para análise e publicação.
Leia também: 10 aplicativos para ler livros grátis direto pelo celular
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Legislativo