Envato
Por Felipe Cavalheiro
[email protected]Seja através de livros digitais, ou mesmo para textos longos em sites, a leitura no celular pode ser cansativa. Ao mesmo tempo que é menor e mais fácil de se carregar do que um livro, a luz da tela e a fonte do texto podem dificultar a experiência.
Se você sofre com a leitura na telinha, mas ainda quer aproveitar a praticidade da leitura nos smartphones, confira algumas dicas que vão te ajudar:
Um dos incômodos mais notáveis na leitura de certos sites pelo celular é sua fonte. Letras pequenas ou uma diagramação mal distribuída para a tela pequena prejudicam muito a fluidez da leitura.
Para isso, muitos dispositivos possuem um modo de leitura, que te permite adaptar várias características das páginas online, incluindo o tamanho das letras.
Para os dispositivos Android, como Samsung, Motorola e Xiaomi, você primeiro precisa baixar o aplicativo “Modo de leitura”, que é oficial do Google. Depois, siga os seguintes passos:
Para os dispositivos da Apple, o modo de leitura de sites não necessita de um app, pois já vem embutido com o seu navegador, o Safari. Para ativá-lo, basta selecionar o ícone de um caderno no topo esquerdo da página. Ele aparecerá automaticamente quando estiver em um artigo online, e vai tornar possível alterar as opções de cor e tamanho da fonte selecionando o novo ícone “Aa”.
Muitas livrarias possuem seus próprios aplicativos para leitura, programados para melhor experiência nos livros digitais, como Amazon Kindle ou o Kobo Books. Quando são comprados nas respectivas lojas, os livros já são adicionados diretamente a sua conta no aplicativo. No entanto, estes leitores também podem ser uteis para arquivos adquiridos de outros locais.
O primeiro passo é reconhecer o tipo de arquivo e de livro. Apesar de aceitar PDF’s e TXT, esses aplicativos costumam funcionar melhor em ePubs. Caso esteja em um formato diferente, você pode convertê-los para o ePub gratuitamente em sites como Convertio ou iLovePDF.
Com seus livros no formato ideal, e o seu aplicativo de preferência baixado no dispositivo, basta abrir o arquivo, selecionar a opção de “compartilhar”, e rolar as opções até encontrar “Enviar para Kindle” ou “Enviar para Kobo”.
A luz azul, usada na tela de todos os smartphones, se diferencia da produzida em lampadas, tem prejuízos especiais ao nosso sono. Para um maior conforto na leitura, muitos dispositivos possuem filtros para este tipo de luz.
Para ativar nos dispositivos Android, basta ir nas configurações, selecionar “Visor” e depois ““Filtro de luz azul”. Nele é possível fazer os ajustes como a potência do filtro, ou agendar um horário para que ative automaticamente.
Para ativar nos aparelhos da Apple, basta abrir o aplicativo de “Ajustes” e abrir o menu “Tela e Brilho”. Nele, selecione a opção “Night Shift”, e configura da maneira que preferir.
Mesmo com todas as configurações aplicadas, olhar por muito tempo para telas sempre será prejudicial. Pensando nisso, o optometrista californiano Jeffrey Anshel criou uma técnica fácil: A cada 20 minutos olhando para uma tela pare, procure um objeto a pelo menos 6 metros de distância ("20 feet", na medida em inglês) e olhe fixamente por 20 segundos. Um exercício simples, mas uma boa ajuda contra a fadiga ocular.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.