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São Paulo, 28/07/2025 - O governo federal iniciou na última sexta-feira, 25, o envio de mensagens via Whatsapp com alerta sobre o direito de aderir ao acordo de ressarcimento pela fraude do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). A mensagem indicará os caminhos oficiais para solicitar o reembolso – aplicativo "Meu INSS" e agências dos Correios.
Inicialmente, foram disparadas mais de 1 milhão de mensagens pelo canal do governo, sem o envio de links ou pedidos de dados pessoais e documentos. Ao final do texto, os aposentados e pensionistas poderão sinalizar se querem continuar recebendo alertas sobre o acordo.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior anunciou que a partir desta semana as vítimas dos descontos não autorizados também receberão avisos das instituições financeiras de que são clientes, seja sobre alguma resposta das entidades contestadas ou para checar informações sobre o ressarcimento.
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Até o momento, 533 mil pessoas receberam o dinheiro descontado pelas associações de aposentados e pensionistas de volta. Podem aderir ao acordo quase 2,3 milhões de segurados que contestaram os descontos e não obtiveram resposta dentro do prazo de 15 dias úteis. Serão devolvidos os valores desviados entre março de 2020 e março de 2025. Os canais de contestação estão abertos até dia 14 de novembro de 2025.
O INSS não entra em contato por telefone ou e-mail para pedir dados e documentos ou envia correspondências para a casa do beneficiário. As mensagens de Whatsapp, disparadas para os segurados pelo canal oficial do governo federal, são apenas informativas e não solicitam nenhuma informação pessoal. Caso receba alguma tentativa de contato com link, solicitação de pagamento ou de documentação, desconfie.
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As únicas formas de aderir ao acordo ou contestar as entidades associativas são pelos canais oficiais do instituto – aplicativo "Meu INSS", telefone 135 ou pelas agências presenciais dos Correios.
Também é possível aderir ao acordo presencialmente, pelos Correios (confira as agências aqui), sem apresentar documentos adicionais. Não é possível aderir ao acordo pelo canal 135. O INSS se comprometeu a fazer a constestação automática dos grupos prioritários: pessoas idosas com mais de 80 anos, indígenas e quilombolas.
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