Bolsa Permanência: veja quem pode receber e os valores do benefício

Foto: Envato Elements

Segundo o MEC, o benefício é uma forma de apoiar estudantes - Foto: Envato Elements
Segundo o MEC, o benefício é uma forma de apoiar estudantes

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 26/09/2025, às 18h00

São Paulo, 26/09/2025 - O Ministério da Educação (MEC) publicou, na última segunda-feira (22), a Portaria nº 655/2025, que institui o Programa Bolsa Permanência (PBP) voltado a estudantes de Medicina de universidades federais e instituições privadas participantes do Mais Médicos.

O objetivo do programa é reduzir a evasão no curso, garantindo apoio financeiro a quem mais precisa. Após divulgação da Portaria, a medida foi publicada na terça-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU).

Leia também: MEC oferece mestrado e doutorado gratuitos para professores da rede pública

Assim como mostrado nesta matéria do Viva, o Bolsa Permanência oferecerá um auxílio de R$ 700 por mês, pago pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A previsão é de 1.500 novas bolsas a partir de 2026, com investimento anual de R$ 12,6 milhões.

Leia também: Neurociência e IA podem ser 'tutores' dos estudantes na hora de prestar vestibular

Segundo o MEC, o benefício é uma forma de apoiar estudantes que enfrentam dificuldades financeiras durante a graduação em Medicina, considerada uma das mais longas e custosas do ensino superior.

Quem tem direito?

Poderão receber a bolsa os estudantes que:

  • Estejam matriculados em cursos de Medicina em universidades federais ou faculdades privadas credenciadas ao Mais Médicos;
  • Tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • Estejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais); e
  • Mantenham matrícula ativa e frequência regular no curso.

Além das novas bolsas, o Governo Federal também garantiu a continuidade do pagamento de benefícios já existentes destinados a estudantes indígenas e quilombolas.

O benefício do MEC reforça o compromisso com a inclusão social no ensino superior.

Leia também: Universidades abertas para 60+: conheça cursos grátis em todo o Brasil

Médicos em cirúrgia
Foto: Envato Elements

O edital com todas as regras de participação, inscrição e cronograma do programa deve ser publicado em breve. No entanto, vale adiantar que, com base em edições de outras áreas do Programa Bolsa Permanência, a inscrição costuma acontecer de forma online no site oficial do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência.

Leia também: Quem pode participar do Concurso Nacional Unificado 2025? Veja quem tem direito às vagas

É importante salientar também que instituições de ensino deverão publicar editais próprios com regras e prazos para a seleção do Programa Bolsa Permanência (PBP). Após a adesão, prevista para outubro, os estudantes de medicina que se enquadram nos critérios poderão se inscrever e concorrer às bolsas.

Palavras-chave MEC estudantes medicina

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias