Universidades abertas para 60+: conheça cursos grátis em todo o Brasil

Foto: Envato Elements/drazenphoto

A UNATI é uma iniciativa de extensão universitária que busca integrar pessoas idosas às atividades acadêmicas - Foto: Envato Elements/drazenphoto
A UNATI é uma iniciativa de extensão universitária que busca integrar pessoas idosas às atividades acadêmicas

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 06/09/2025, às 09h00

São Paulo, 06/09/2025 - Cada vez mais, pessoas com mais de 60 anos buscam oportunidades para ampliar conhecimentos, desenvolver novas habilidades e manter a mente ativa. Reconhecendo essa demanda, diversas instituições de ensino superior brasileiras têm oferecido cursos gratuitos voltados para esse público, por meio de programas como a Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI).

Leia também: Conheça canais de denúncia de violência contra a pessoa idosa

A UNATI é uma iniciativa de extensão universitária que busca integrar pessoas idosas às atividades acadêmicas, promovendo interação social e intelectual com a comunidade universitária.

O programa oferece cursos, oficinas e palestras totalmente gratuitos, abrangendo áreas como idiomas, artes, cultura, saúde e tecnologia.

Entre as universidades que participam do programa estão:

1. Pontifícia Universidade Católica de Goiás

A PUC/GO, oferece disciplinas semestrais gratuitas, como idiomas, fotografia, jogos cognitivos e ética. As inscrições podem ser feitas online pelo site da universidade.

2. Universidade do Estado do Rio de Janeiro 

A UERJ, disponibiliza cursos como 'Especialização em Geriatria e Gerontologia' e 'Comunicação Não-Violenta', com inscrições online. Alguns cursos podem ter taxa de inscrição.

3. Universidade Federal de Pernambuco

Por meio do Programa do Idoso (PROIDOSO), a UFPE oferece cursos variados, incluindo dança, crochê, pintura, filosofia e memória.

Leia também: 7 direitos que pessoas com mais de 60 podem acessar e talvez você não saiba

4. Universidade Estadual de Maringá 

A UEM, oferece cursos gratuitos como Nutrição, Yoga, Fotografia, Alfabetização e Educação Financeira Sustentável, permitindo que pessoas com 60 anos ou mais participem ativamente.

5. Universidade de São Paulo

Com o programa USP 60+, a instituição promove palestras, oficinas e disciplinas de graduação em diferentes campi, incluindo São Paulo, Bauru, Piracicaba e Ribeirão Preto.

Leia também: 7 direitos na área da saúde que todo idoso deveria conhecer

Pessoas em sala de aula
AdobeStock

Essas iniciativas reforçam que a aprendizagem não tem prazo de validade e que a universidade pode ser um espaço de inclusão social e intelectual para todas as idades.

Para participar, é necessário acompanhar os sites das universidades e ficar atento aos períodos de inscrição, que costumam ocorrer semestralmente.

Leia também: Atendimento prioritário: entenda o que a lei garante e como exigir seus direitos

Aprender após os 60 anos não é apenas possível, é uma oportunidade de manter a mente ativa, ampliar horizontes e se conectar com pessoas e saberes novos. A Universidade Aberta da Terceira Idade é uma excelente iniciativa que comprova isso! 

Palavras-chave 60+ Aprender cursos

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias