Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 05/09/2025 - Mais cinco cidades brasileiras foram reconhecidas com certificação internacional do programa What Works Cities, da Bloomberg Philanthropies, por iniciativas inovadoras que utilizam dados para melhorar a gestão pública e promover sustentabilidade.
Os municípios reconhecidos em 2025 foram: Mogi das Cruzes (SP), Nterói (RJ, Caruaru (PE), Rio de Janeiro (RJ e Belo Horizonte (MG). Outras três cidades já haviam recebido o selo em outras edições: Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
O programa What Works Cities concede esse certificado a municípios que aplicam evidências e indicadores para reduzir desigualdades, aumentar a eficiência dos serviços e enfrentar desafios ambientais.
Leia também: Melhores praias do Brasil: 5 paraísos para visitar em qualquer estação do ano
A edição de 2025 contemplou 21 cidades de diferentes países, incluindo Argentina, Chile, Estados Unidos e, pela primeira vez, o Canadá. Desde o lançamento do programa, em 2017, mais de 100 municípios das Américas já foram certificados. O selo avalia as práticas de gestão com base em 43 critérios.
Os municípios que atingem entre 51% e 67% recebem o nível Prata, enquanto aqueles que cumprem entre 68% e 84% alcançam o nível Ouro. O reconhecimento máximo, o Platina, exige 85% ou mais, mas ainda não foi conquistado por nenhuma cidade.
Leia também: Cresce número de empresas engajadas em sustentabilidade no Brasil
Segundo James Anderson, líder do programa de inovação governamental da Bloomberg Philanthropies, os governos locais estão assumindo papel decisivo na transição sustentável.
Exemplos brasileiros de inovação urbana:
As 8 cidades premiadas no Brasil apresentaram projetos que unem tecnologia, inclusão social e responsabilidade ambiental:
O município carioca, capacitou 900 jovens em sustentabilidade e economia verde, combinando dados de segurança pública com ações de engajamento comunitário.
Leia também: Dia Mundial do Meio Ambiente: 10 pequenas ações que fazem grande diferença
O estado realizou mapeamento de famílias em extrema pobreza, o que garantiu 3.700 novas matrículas escolares e melhorias em 7.700 moradias, com acesso a saneamento e infraestrutura básica.
Leia tabém: As 10 cidades mais visitadas por estrangeiros no Brasil em 2025
O município mineiro, criou 2.100 pontos de internet gratuita e ofereceu formação em tecnologia e empreendedorismo digital para 17 mil pessoas, ampliando a inclusão na economia digital sustentável.
Leia também: Experiências gratuitas no Rio de Janeiro que vale a pena conhecer
O município pernabucano usou informações demográficas para reduzir em 6% os índices de gravidez na adolescência e em 76% os casos de sífilis, aliviando a pressão sobre a rede pública de saúde.
O município, localizado em São Paulo, implantou gestão orientada por dados para otimizar serviços urbanos, com foco em mobilidade, segurança, eficiência energética e qualidade ambiental.
A cidade gaúcha investiu na digitalização dos serviços públicos, ampliando canais online de atendimento e reduzindo em 42% o consumo de papel.
Pernambuco integrou programas sociais ao COMPAZ, o que contribuiu para queda de 15% nos índices de violência em áreas atendidas.
O município cearense reduziu em 57% as mortes no trânsito graças a políticas baseadas em dados de segurança viária.
Leia também: O que é Governança Corporativa? 5 princípios que as empresas de sucesso seguem
Com essas iniciativas, o Brasil reforça seu protagonismo na agenda de cidades inteligentes e sustentáveis. As experiências reconhecidas mostram que o uso estratégico de dados pode não apenas melhorar a eficiência administrativa, mas também transformar a vida das pessoas.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.