Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Evento em SP debate desafios dos 50+, população que já chega a 61 milhões

Fórum São Paulo da Longevidade

O Fórum São Paulo da Longevidade reunirá conferências, congressos e mesas-redondas sobre os temas que permeiam o envelhecer - Fórum São Paulo da Longevidade
O Fórum São Paulo da Longevidade reunirá conferências, congressos e mesas-redondas sobre os temas que permeiam o envelhecer
Paula Bulka Durães
Por Paula Bulka Durães paula.bulka@viva.com.br

Publicado em 24/10/2025, às 16h57 - Atualizado às 19h51

São Paulo, 24/10/2025 – A população com mais de 50 anos no Brasil chegou à marca de 61 milhões nesta semana, o que representa quase 29% dos brasileiros, segundo projeções feitas pelo Contador da Longevidade com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Contador é uma ferramenta desenvolvida pela SeniorLab, consultoria de marcas, produtos e serviços voltados à população idosa.

A ferramenta traz a contagem em tempo real do crescimento dos mais longevos no País diante da transição demográfica – fenômeno relacionado à inversão da pirâmide etária: em breve, o Brasil terá menos jovens do que pessoas idosas. A virada de 60 milhões para 61 milhões foi registrada às 2h35 desta terça-feira, 22.

Segundo o fundador da SeniorLab e professor convidado de marketing 60+ na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Martin Henkel, a ferramenta foi desenvolvida em parceria com a empresa gaúcha TGR Studio, por meio de um algoritmo que recolhe os dados de projeção demográfica do IBGE e os subdivide em frações temporais – por dia, hora e minuto.

A partir dessas estatísticas, os desenvolvedores calcularam que, a cada 20,2 segundos, um brasileiro completa 50 anos. Para Henkel, o marco de 61 milhões sinaliza um mercado em ascensão, mas também evidencia desafios para acolher os mais maduros em toda a sua plenitude.

“O simbolismo desses 61 milhões é inegável. Precisamos dar visibilidade ao número, mas também dar rostos, compreender as expectativas dessas pessoas, os medos, as necessidades, para que o mercado entenda melhor esse consumidor e como atendê-lo, e o País acolha a todos sem exceção.”

Fórum discute desafios de viver mais 

Com mais cabeças prateadas, cresce a cobrança social por inclusão, acolhimento e bem-estar dos mais velhos na sociedade brasileira. É com essa provocação que a sétima edição do Fórum São Paulo da Longevidade ocorrerá na maior metrópole do País, de 27 a 29 de outubro, no Centro de Convenções do Expo Center Norte.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura e reunirá, em um único espaço, conferências, congressos, mesas-redondas e palestras sobre nove eixos temáticos que permeiam o envelhecer:

  • Saúde e bem-estar;
  • Turismo;
  • Lazer e destinos;
  • Finanças;
  • Seguros e trabalho;
  • Conhecimento, cultura e tecnologia;
  • Casa, consumo e facilities;
  • Gastronomia e nutrição;
  • Moda, beleza e pro-age.

O Fórum, que em edições anteriores alternou entre formatos presencial e virtual, agora reunirá em um só local 200 palestrantes, além de expositores focados na promoção da longevidade.

Para o presidente do encontro, o médico e ex-deputado federal Walter Feldman, o momento é de repensar políticas públicas voltadas aos mais velhos.

“A longevidade não é um problema, é uma vitória da sociedade e uma oportunidade de desenvolvimento econômico e social. Cabe a nós transformar essa conquista em bem-estar, dignidade e protagonismo, repensando os ambientes urbanos, o mercado de trabalho e o sistema de saúde à luz dessa nova realidade.”

Feldman acrescenta que o espaço servirá para debates e transformações, unindo empresas, governantes e sociedade civil em uma causa comum. “Os desafios de se envelhecer no Brasil ainda são muitos, passam pela cultura, pela sociedade e pelo urbanismo. O Fórum existe para dar visibilidade a essas conquistas e inspirar novas soluções, construindo pontes entre gerações e reafirmando que envelhecer bem é um direito de todos”, define.

Cuidar de quem cuida e é cuidado

Um dos temas discutidos no Fórum será a Política Nacional de Cuidados, sancionada em dezembro do ano passado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Regulamentada pelo Plano Nacional, a lei reúne ações de atenção a quem cuida e a quem é cuidado, incluindo idosos em situação de vulnerabilidade.

Leia também: Com mudanças no envelhecer, Estatuto da Pessoa Idosa carece de atualizações

A presidente do Congresso Nacional de Cuidadores, Cuidados e Longevidade (Conacare) – que integra a programação principal do evento — e fundadora da MasterCare e do Hub Longevidade, Marcia Vieira, destaca que envelhecer com autonomia é apenas uma das muitas realidades enfrentadas pelos mais velhos no País.

“No Brasil, não há uma única forma de envelhecer: enquanto alguns têm acesso a saúde, lazer e educação, milhões ainda envelhecem sem apoio, em contextos de vulnerabilidade. O grande desafio é construir políticas e práticas que promovam equidade, que garantam o envelhecimento com dignidade, independentemente da renda, da região ou da condição social.”

Segundo a empreendedora, o público pode esperar a mobilização de profissionais dispostos a debater as melhores formas de ofertar cuidado, com ampla discussão sobre a profissão de cuidador no Brasil. “Pela primeira vez, o país reconhece o cuidado como um direito. Sem dúvida, o Fórum é o principal palco do país para marcas e líderes que cuidam, inovam e transformam o futuro do envelhecer”, defende.

Confira os destaques da programação

Na programação principal, está prevista a abertura do evento, das 10h30 às 12h, com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e do vice-governador do Estado, Felício Ramuth (PSD). Na sequência, começa a Conferência Internacional Cidades Amigas do Idoso, que discutirá, ao longo dos dois primeiros dias do Fórum, o protagonismo dos municípios e metrópoles na promoção de políticas públicas para a população idosa.

No segundo e no terceiro dia também ocorrerá o II Congresso Internacional Envelhecer com Futuro, que, de acordo com a programação oficial, abordará "estudos sobre cidades inteligentes, harmonia entre gerações, emergência climática, favela compassiva, intersecções de gênero e envelhecimento, letramento digital, idadismo e outros aspectos relevantes para sociedades inclusivas e sustentáveis".

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente no site oficial do evento, mediante disponibilidade de vagas. Além dos dois destaques principais, a programação inclui 'Mesas sobre Saúde', comandadas pelo programa Universidade de São Paulo (USP) 60+, o Conacare, 'Saúde dos Pets', 'Simpósio do Orgulho Gray', 'Carreira 50+: Negócios e Trabalho na Longevidade', e diversas outras atrações. A programação completa está disponível no site do evento.

Serviço

Fórum São Paulo da Longevidade – 7ª edição
Data: 27 a 29 de outubro de 2025
Horário: Das 10h às 20h
Local: Centro de Convenções do Expo Center Norte – São Paulo (SP)

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias