Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

'Não precisa de correria para fazer biometria da identidade', diz ministra

Joédson Alves/Agência Brasil

Segundo a ministra, há de 50 a 60 milhões de pessoas sem nenhum cadastro biométrico no Brasil atualmente - Joédson Alves/Agência Brasil
Segundo a ministra, há de 50 a 60 milhões de pessoas sem nenhum cadastro biométrico no Brasil atualmente
Por Broadcast

16/12/2025 | 10h46

Brasília, 16/12/2025 - A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse, nesta terça-feira, que a exigência de cadastro biométrico para a nova carteira de identidade nacional vai ocorrer somente a partir de janeiro de 2028. Ela participa do programa Bom dia, Ministra, na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo Dweck, há de 50 a 60 milhões de pessoas sem nenhum cadastro biométrico no Brasil atualmente. Quem já tem o cadastro junto à Justiça Eleitoral ou na Carteira Nacional de Habilitação não precisa fazer um novo, será preciso apenas tirar a nova carteira de identidade até 2028.

Leia também: Aposentadoria INSS 2026: novas regras de idade e pontos já estão valendo

A cobrança de biometria está sendo feita atualmente para benefícios da previdência social e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A partir de maio de 2026, outros benefícios como estes vão começar a pedir também o cadastro biométrico.

Perguntada sobre fake news a respeito dessa nova necessidade, a ministra afirmou que não é preciso correria para realizar os cadastros. A ideia, segundo ela, é permitir que quem tem direito dos benefícios os receba. Além disso, retirar dos pagamentos quem não tem o direito.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias