Golpe do e-mail falso da Receita Federal preocupa contribuintes em SP

Foto: Adobe Stock

O método utilizado é conhecido como spoofing, técnica que manipula o cabeçalho do e-mail - Foto: Adobe Stock
O método utilizado é conhecido como spoofing, técnica que manipula o cabeçalho do e-mail

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 30/09/2025, às 19h45

São Paulo, 30/09/2025 - A Receita Federal em São Paulo identificou um novo golpe que tem circulado pela internet e chamado a atenção pela sofisticação: criminosos estão utilizando endereços de e-mail oficiais simulados para se passar pelo órgão e aplicar fraudes.

Segundo o alerta, as mensagens chegam com aparência legítima, exibindo remetentes como “RECEITA” e endereços reais da instituição, a exemplo do atendimentorfb.08@rfb.gov.br

O método utilizado é conhecido como spoofing, técnica que manipula o cabeçalho do e-mail para dar credibilidade à comunicação.

Cabeçalho falso
Golpistas alteram cabeçalho do e-mail para se passar por legítimo- Foto: Receita Federal

Leia também: Golpe do PIX: saiba como funciona e 3 dicas para se proteger

Como funciona o golpe

As vítimas recebem mensagens que mencionam supostas “pendências fiscais” e destacam termos em vermelho, como “grave”, “imediatamente” e “regularizar agora”. O tom alarmista tem o objetivo de induzir o contribuinte a clicar em links falsos.

Ao acessar esses links, o usuário corre o risco de instalar programas maliciosos no computador ou celular, além de expor informações pessoais e sigilosas a criminosos.

Exemplo de e-mail falso
E-mail falso contém links fraudulentos e perigosos - Foto: Receita Federal

Receita Federal reforça orientações

O órgão alerta que não envia e-mails com links ou cobranças diretas. Endereços oficiais como o atendimentorfb.08@rfb.gov.br são usados apenas para responder demandas previamente abertas pelo contribuinte, nunca para iniciar contato sobre dívidas.

A Receita Federal recomenda que, diante de qualquer suspeita, o cidadão:

  • Não clique em links nem abra anexos de mensagens estranhas;
  • Desconfie de e-mails com linguagem alarmista ou erros de português;
  • Confirme sua situação fiscal apenas pelo site oficial www.gov.br/receitafederal ou canais de atendimento reconhecidos.

Leia também: Receita publica portaria para combate a fraudes em importação de combustíveis

Como se proteger

Golpes desse tipo exploram a pressa e o medo das vítimas de estar em dívida com a Receita Federal. Por isso, a melhor forma de prevenção é sempre verificar com calma a veracidade das mensagens recebidas.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias