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Governo libera R$ 217 milhões para INSS; programa de filas segue suspenso

José Cruz/Agência Brasil

Em outubro, o INSS enviou ofício à Previdência informando a suspensão do programa por falta de orçamento - José Cruz/Agência Brasil
Em outubro, o INSS enviou ofício à Previdência informando a suspensão do programa por falta de orçamento
Paula Bulka Durães
Por Paula Bulka Durães paula.bulka@viva.com.br

Publicado em 07/11/2025, às 12h50 - Atualizado às 12h57

São Paulo, 07/11/2025 – A Casa Civil e o Ministério da Fazenda liberaram R$ 217 milhões para manter serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como limpeza, segurança, vigilância das agências e operação do canal telefônico 135. O anúncio foi feito na quinta-feira, 6, após articulação do Ministério da Previdência Social. Entretanto, ainda não há previsão para a retomada do Programa de Gestão de Benefícios (PGB).

Em outubro, o INSS enviou ofício à Previdência informando a suspensão do programa por falta de orçamento. A lei, sancionada em setembro, busca reduzir filas de concessões e reavaliações de benefícios e prevê bônus de R$ 68 para servidores do INSS e de R$ 75 para funcionários da Perícia Médica Federal por processo concluído.

Leia também: INSS suspende programa de redução de filas por falta de verbas; entenda

Na ocasião, o INSS solicitou crédito suplementar de R$ 89,1 milhões para manter o PGB. Com a liberação dos R$ 217 milhões, o Ministério da Previdência informou que destinará R$ 7 milhões do próprio orçamento ao pagamento do bônus.

Em agosto, a fila do INSS chegou a 2,62 milhões de pessoas, maior número desde abril deste ano. A espera por perícia médica subiu 107,7% em relação a igual período de 2024.

O tempo médio para concessão de benefícios também aumentou e alcançou 42 dias. Entre agosto de 2024 e agosto de 2025, os processos pendentes triplicaram, chegando a 652,5 mil. No mês retrasado, 1,37 milhão de requerentes aguardavam há mais de 45 dias.

"A pasta também segue empenhada em viabilizar a continuidade do Programa de Gestão de Benefícios (PGB), fundamental para reduzir o tempo de espera por atendimento", indica a nota.

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