Vacinação contra HPV para jovens é estendida até primeiro semestre de 2026
Envato
Por Marcia Furlan
redacao@viva.com.brSão Paulo, 23/12/2025 - O Ministério da Saúde decidiu estender até o primeiro semestre de 2026 a campanha de resgate vacinal contra o HPV, voltada para jovens entre 15 e 19 anos que perderam as doses na faixa etária indicada. Inicialmente prevista para encerrar em dezembro deste ano, a ação continuará até a realização da Campanha de Vacinação nas Escolas, ampliando o acesso à imunização para esse grupo.
O objetivo é alcançar cerca de 7 milhões de adolescentes ainda não imunizados contra o HPV no Brasil. Desde o início da estratégia, até dezembro de 2025, 208,7 mil doses foram aplicadas, com 91 mil direcionadas a meninas e 117,7 mil a meninos.
A estratégia contribui ainda para a redução da circulação do vírus, segundo Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A vacina contra o HPV é essencial para prevenir diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. A campanha abrange todos os municípios brasileiros e visa garantir a proteção dos adolescentes e jovens ainda não vacinados.
A imunização está disponível tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto em ações extramuros em escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings.
A vacinação contra o HPV faz parte do calendário nacional para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, e desde 2024, o Brasil adota o esquema de dose única, facilitando o acesso à vacina. Para pessoas imunocomprometidas e outros grupos específicos, como usuários de PrEP e vítimas de violência sexual, a recomendação continua sendo três doses.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
