Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Conheça nova versão do SUAS, prontuário eletrônico do SUS

Reprodução/Ministério do Desenvolvimento

Uma das inovações é a visualização do histórico completo de atendimentos de cada família - Reprodução/Ministério do Desenvolvimento
Uma das inovações é a visualização do histórico completo de atendimentos de cada família

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
23/12/2025 | 19h22

São Paulo, 23/12/2025 - Entrou em operação em todo o País, na última sexta-feira (19/12), o novo prontuário eletrônico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a ferramenta foi lançada para modernizar o registro dos atendimentos, integrar informações ao Cadastro Único e fortalecer a capacidade de gestão da política de assistência social, respondendo à necessidade de maior agilidade, segurança e qualidade no atendimento às famílias.

Leia também: Política Nacional faz um ano, mas cuidador segue na informalidade

A principal mudança do novo sistema é a integração, em tempo real, com o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Com isso, profissionais do SUAS passam a acessar automaticamente dados já cadastrados, como:

  • Composição familiar;
  • Endereço;
  • Renda; e
  • Perfil socioeconômico.

Eliminando a repetição de informações e a necessidade de novos registros manuais.

Na prática, a integração reduz o retrabalho das equipes e diminui o risco de inconsistências nos dados, além de acelerar o atendimento aos usuários dos serviços socioassistenciais.

Leia também: Vacina da dengue: Governo compra as primeiras 3,9 milhões de doses

Mais planejamento para os municípios

Além de facilitar o trabalho diário das equipes, o prontuário eletrônico amplia a capacidade dos municípios de planejar, monitorar e avaliar as ações da assistência social.

O sistema permite a geração de relatórios mais completos, que apoiam a gestão local e o acompanhamento das políticas públicas.

Leia também: Por que os casos de sífilis dispararam entre pessoas com mais de 60 anos?

Uma das inovações é a visualização do histórico completo de atendimentos de cada família, o que contribui para intervenções mais consistentes e articuladas ao longo do tempo.

O novo prontuário também incorporou a possibilidade de marcar situações de insegurança alimentar durante os atendimentos.

O recurso qualifica o registro dessa condição e fortalece a articulação entre a assistência social e as ações de enfrentamento à fome, ampliando a capacidade de resposta do poder público.

Leia também: Telemedicina gratuita: como ter acesso a consultas online pelo SUS

Sigilo e ética profissional

Segundo o secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, a nova versão do prontuário representa um avanço no fortalecimento do SUAS como política pública de Estado.

De acordo com ele, o sistema amplia a capacidade de gestão, planejamento e proteção social, contribuindo para a consolidação da assistência social como direito.

Leia também: Governo sanciona lei para assistência a mulheres alcoolistas no SUS

Desenvolvido a partir de um processo iniciado em 2010, com a participação de trabalhadores do SUAS, gestores, conselhos profissionais e universidades, o prontuário foi aperfeiçoado para superar limitações do modelo anterior.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias