Receita abre nesta sexta (23) consulta para o 1º lote da restituição do IR 2025
Foto: Divulgação
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brA Receita Federal anuncia que partir das 10 horas desta sexta-feira (23), o primeiro lote de restituição do IRPF 2025 já estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O pagamento está programado para 30 de maio, marcando o início do cronograma de restituições deste ano, no valor total de R$ 11 bilhões, para 6.257.108 restituições.
Como consultar
Para verificar se você está incluído no primeiro lote, acesse o site oficial da Receita Federal e clique na seção "Meu Imposto de Renda". Em seguida, selecione "Consultar a Restituição". A consulta também pode ser realizada por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível para dispositivos móveis.
Quem tem prioridade?
A ordem de prioridade para o recebimento das restituições é estabelecida por lei e inclui:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Idosos entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix;
- Demais contribuintes.
Em caso de empate nos critérios, a data de entrega da declaração é utilizada como critério de desempate.
O calendário de pagamentos das restituições do IRPF 2025 é o seguinte:
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Os valores das restituições são corrigidos pela taxa Selic a partir da data prevista para a entrega da declaração, conforme o artigo 16 da Lei nº 9.250/95.
A Receita Federal estima receber aproximadamente 46,2 milhões de declarações do IRPF em 2025, representando um aumento de quase 7% em relação ao ano anterior. Contribuintes que identificarem pendências em suas declarações podem retificá-las para corrigir eventuais inconsistências.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
