Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Polícia intensifica combate, mas roubos de canetas emagrecedoras ainda preocupam

Divulgação/SSP

A Policia de São Paulo intensifica combate ao roubo  de medicamentos de auto custo, mas crime segue preocupando. - Divulgação/SSP
A Policia de São Paulo intensifica combate ao roubo de medicamentos de auto custo, mas crime segue preocupando.
Por Marcel Naves

20/01/2026 | 19h10

São Paulo, 20/01/2026 - De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo - SSP, o Departamento de Investigações Criminais - Deic, da Polícia Civil,  está atuando em diversas frentes no combate aos crimes de roubo, furto e receptação de medicamentos de alto custo, especialmente as canetas emagrecedoras.  As farmácias são os principais alvos dos crimes.

Um dos principais objetivos para intensificar  o combate a estes crimes é prender os criminosos responsáveis por esses delitos. Os trabalhos realizados que incluem o cumprimento de mandados judiciais, prisões em flagrante e o uso de tecnologia para não apenas identificar os criminosos mas principalmente recuperar os produtos roubados.

“É fundamental prender esses criminosos, tanto para proteger os trabalhadores dos estabelecimentos quanto para enfraquecer o ciclo. As operações desmotivam a prática dos crimes e garantem uma resposta efetiva à sociedade”, afirmou  Ronaldo Sayeg, diretor do Deic.

Etapas da investigação

De acordo com o Deic, esse tipo de investigação é desenvolvido a partir de apreensões anteriores onde os policiais conseguem informações relevantes  que possibilitam novas fases da investigação, prisões e a coleta de provas.

Leia também: Canetas para emagrecer podem afetar a segurança de cirurgias plásticas

Outra frente importante é o uso do Sistema Muralha Paulista,  que é é uma plataforma de segurança pública inteligente que usa inteligência artificial e videomonitoramento. Por intermédio de suas imagens e monitoramento, é possível identificar os veículos utilizados nos roubos. Com essas informações é possível a realizações de prisões em flagrante.

Os numeros da SSP

O balanço de 2025 da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo sobre roubo de medicamentos de alto custo, como as canetas emagrecedoras (Ozempic/Wegovy), aponta um aumento. De acordo com dados divulgados pela SSP houve um crescimento de 20% nos assaltos a farmácias na capital paulista entre janeiro e setembro de 2025, totalizando 206 ocorrências. 
Os medicamentos de alto custo se tornaram o alvo prioritário devido ao seu valor de mercado. 

Farmácia é assaltada cinco vezes

Apesar do empenho das autoridades este tipo de crime continua preocupando.No bairro Vila Nhocuné, na Zona Leste de São Paulo, uma farmácia foi alvo de cinco arrastões em um intervalo aproximado de 20 dias. Os assaltos ocorreram nos dias 1º, 3, 6, 15 e 19 de janeiro e além de medicamentos controlados e canetas emagrecedoras os bandidos  também levaram  perfumes, desodorantes e celulares dos funcionários.

Leia também: Importação de canetas emagrecedoras já supera itens como salmão e smartphones

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o 21º Distrito Policial (Vila Matilde), responsável pela área, já adotou providências e apura o caso.

Comércio ilegal cresce

No Brasil, 77% da população utiliza medicamentos sem prescrição médica, de acordo com o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF/SP). Esse cenário é potencializado pela forte presença digital do país, que, conforme a Comscore(empresa dos Estados Unidos de análise da internet que fornece a grandes empresas, agências de publicidade e de mídia do mundo),ocupa a terceira posição mundial no consumo de redes sociais e figura como o segundo país com maior volume de buscas na internet por Ozempic e Mounjaro.

Nesse contexto, a pesquisa "Automedicação e acesso irregular às canetas emagrecedoras: um desafio de saúde públic"a  da IFMSA (Organização estudantil do planeta.Com mais de 1 milhão de estudantes de medicina em 129 países),identificou um aumento de 35% no consumo dessas substâncias emagrecedoras, sobretudo entre mulheres jovens, impulsionado pela ampla oferta em farmácias e plataformas online.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias