José Cruz/Agência Brasil
São Paulo, 11/11/2025 - O Bolsa Cuidador Familiar, com lançamento previsto para 24 de novembro, durante o evento Cuida Mais Paraná, quer pagar a familias que cuidam de pessoas idosas em casa. O valor do será de meio salário-mínimo nacional (equivalente a R$ 759 em 2025), e não exclui outros benefícios que o cidadão já tenha. O auxílio deve ser concedido em 24 prestações mensais, sendo a primeira paga em dez dias úteis após a concessão. O repasse será em conta bancária da titularidade apontada.
Os pagamentos ainda dependem do lançamento de uma plataforma online de gestão de inscrições, com previsão para 2026 .
A iniciativa faz parte do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, e terá sua implementação gradual a partir de um projeto-piloto a ser iniciado pelos municípios de Toledo, Cianorte, Guarapuava, Irati, Palmeira e Ponta Gross. A coordenação será da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, em parceria com as prefeituras que devem aderir ao programa. O benefício será interrompido caso o idoso seja colocado em alguma instituição, desistência formal, falecimento ou evidências de negligência.
Leia também: Cuidador de idosos: o que é e quanto custa contratar esse profissional?
"O objetivo da Bolsa Cuidado Familiar é valorizar e reconhecer quem cuida, melhorar o cuidado de quem precisa e, principalmente, evitar a institucionalização das pessoas idosas. Sabemos que são muitas as mulheres que largaram o mercado de trabalho e dedicam todo o seu tempo, exclusivamente, cuidando do seu pai, da sua mãe, ou de algum familiar que depende do cuidado de terceiro. Então, esse programa é, justamente, para que a gente possa reconhecer e valorizar este trabalho", afirma a secretária de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre dal Ponte.
Para ter acesso é necessário possuir inscrição no Cadastro de Cuidadores do Paraná, 18 anos, residir no mesmo domicílio da pessoa idosa, possuir registro junto ao CadÚnico e integrar família com renda per capita de até um salário mínimo nacional. A pessoa interessada deve ainda declarar aptidão física e mental. O idoso tem de apresentar fragilidade clínico-funcional, conforme registro no Sistema de Informação da Pessoa Idosa do Paraná.
O Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa foi instituído por lei com o objetivo garantir qualidade de vida para a população idosa. Ele prevê uma série de iniciativas, como a Rede de Atenção à Pessoa Idosa, a promoção de atividades de lazer, culturais e esportivas adaptadas às necessidades deste segmento da população e o apoio aos municípios que aderirem às ações.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
São Paulo