Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 28/10/2025 - A Prova Nacional do Docente (PND) 2025, aplicada no último domingo (26) em todo o país, trouxe como tema da questão discursiva o idadismo (ou estarismo), termo que se refere ao preconceito, estereótipos ou discriminação baseados na idade.
O assunto reacende o debate sobre a valorização da convivência entre gerações dentro das escolas e o papel do professor na construção de ambientes inclusivos.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o enunciado da questão destacou a importância de combater práticas discriminatórias relacionadas à idade e de promover a integração entre jovens e idosos no contexto educacional.
O texto base foi retirado do Relatório Mundial sobre o Idadismo (2023), publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Os candidatos foram convidados a refletir sobre os efeitos das diferenças geracionais no ambiente escolar e propor atividades que estimulem a convivência intergeracional como forma de combater o idadismo.
Leia também: Novo selo identifica empresas que oferecem descontos a professores
Para orientar a produção textual, os mais de 1 milhão de inscritos tiveram acesso a trechos de apoio, entre eles o artigo 22 do Estatuto do Idoso, que propõe incluir temas sobre envelhecimento e valorização da pessoa idosa nos currículos escolares.
Outro texto utilizado foi um trecho da obra À Sombra Desta Mangueira, de Paulo Freire (1921–1997), que reflete sobre a juventude e a velhice como formas de olhar e aprender com a vida, um diálogo que se conecta diretamente com o tema central da redação.
Leia também: Redação do Enem: veja os principais erros que zeram a nota e como escapar deles
Criada pelo Ministério da Educação (MEC), a Prova Nacional Docente não é um concurso público nem uma certificação profissional.
O exame tem o propósito de avaliar o nível de formação e conhecimento dos futuros professores, oferecendo subsídios para que estados e municípios possam selecionar docentes com base em critérios nacionais de qualidade.
A abordagem de assuntos como o idadismo é uma maneira de fomentar discussões sobre o tema, não somente no ambinete educacional, bem como em outras esferas da sociedade.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Fórum Longevidade