Foto: Adobe Stock
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 23/09/2025 - A Receita Federal liberou, às 10h desta terça-feira (23), a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025.
O pagamento será feito no próximo dia 30 de setembro, contemplando 387.277 contribuintes, em um total de R$ 1,03 bilhão em créditos bancários.
Entre os valores a serem pagos, cerca de R$ 507 milhões são destinados a contribuintes com prioridade legal.
Estão nesse grupo 15.604 idosos acima de 80 anos, 66.637 contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.968 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave, além de 16.926 professores que têm o magistério como principal fonte de renda, segundo a Receita Federal.
Leia também: Isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos pode virar lei
Também serão beneficiados 234.920 contribuintes que, embora não tenham prioridade legal, receberam preferência por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou escolhido receber a restituição via Pix. Além disso, 46.222 restituições vão para contribuintes não prioritários.
Para verificar se o pagamento está disponível, o cidadão deve acessar o serviço “Consultar a Restituição” no portal da Receita Federal.
A página “Meu Imposto de Renda” permite uma consulta simplificada ou detalhada, por meio do extrato de processamento acessado no e-CAC. Caso identifique pendências, é possível retificar a declaração.
A Receita também disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones, que permite acompanhar a liberação das restituições e consultar a situação cadastral do CPF.
Leia também: Mesmo aposentado, preciso continuar pagando imposto de renda?
O crédito é feito exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Se houver erro nos dados ou problema na conta, o pagamento não é concluído.
Para esses casos, é possível reagendar o crédito pelo Banco do Brasil em até um ano após a primeira tentativa pelos seguintes portais:
Telefones:
O contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração para efetuar o reagendamento.
Caso o valor não seja resgatado dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar o pagamento diretamente no e-CAC, no site da Receita Federal, em Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.