70% dos brasileiros temem golpes e violência ao viajar, aponta pesquisa

Adobe Stock

O estudo foi conduzido com adultos conectados à internet e apresentou índice de confiabilidade de 95% - Adobe Stock
O estudo foi conduzido com adultos conectados à internet e apresentou índice de confiabilidade de 95%

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 25/08/2025, às 09h54

São Paulo, 25/08/2025 - Viajar é sinônimo de conhecer novos lugares e viver experiências marcantes, mas para muitos brasileiros, também exige atenção redobrada à segurança.

Segundo levantamento recente realizado pela DeÔnibus, com 500 adultos de todas as regiões do País, sete em cada dez viajantes apontam a violência e o risco de golpes como preocupações durante o passeio.

Leia também: Seguro viagem vale a pena? Descubra benefícios, coberturas e obrigatoriedade

O estudo revelou que 29% dos turistas já foram vítimas de roubo ou furto e 14% caíram em algum tipo de golpe.

Quatro em cada dez brasileiros admitiram ter evitado passeios ou saídas turísticas por receio da violência. Entre os estados onde os viajantes se sentem mais inseguros estão Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Leia também: Viagem longa? Veja como proteger suas pernas e evitar inchaço

Como viajar com segurança?

Apesar desses riscos, a pesquisa mostra que os brasileiros têm desenvolvido estratégias para viajar com mais segurança. Entre as principais práticas destacadas estão:

  1. Pesquisar detalhadamente o destino antes da viagem;
  2. Evitar sair à noite ou sozinho;
  3. Escolher hospedagens em locais considerados seguros; e
  4. Não exibir objetos de valor.

Além disso, cerca de 40% dos entrevistados relataram que manter contato frequente com familiares ou enviar a própria localização a pessoas de confiança ajuda a reduzir a sensação de vulnerabilidade, especialmente para mulheres, pessoas com deficiência e idosos.

Leia também: Vai viajar com seu pet? Veja o que você precisa saber antes de sair de casa

O levantamento também analisou a percepção de segurança em rodoviárias. Embora a maioria dos passageiros se sinta protegida nesses espaços, 25% consideram que ainda há melhorias a serem feitas.

Entre as sugestões mais citadas estão:

  • Aumento de profissionais de segurança;
  • Maior vigilância em áreas estratégicas; e
  • Investimentos em iluminação interna e externa.

Leia também: Quer viajar melhor e gastar menos? Veja como a IA pode ajudar

A manutenção dos veículos, o uso de câmeras e sensores a bordo e o treinamento das equipes também foram apontados como formas de elevar a experiência de viagem nos ônibus.

Mala aeroporto
Os dados reforçam que o planejamento cuidadoso e o cuidado com a própria segurança é o mais importante / Foto: Envato Elements

O estudo foi conduzido com adultos conectados à internet e apresentou índice de confiabilidade de 95% com margem de erro de 3,3 pontos percentuais.

Leia também: Viajar com os netos: 6 dicas para planejar um roteiro intergeracional

Os dados reforçam que, embora o turismo continue sendo fonte de lazer e experiências enriquecedoras, o planejamento cuidadoso e o cuidado com a própria segurança são cada vez mais essenciais para aproveitar viagens pelo Brasil e outros países com tranquilidade.

Palavras-chave brasileiros segurança viagem

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias