Foto: reprodução arquivo Memória Globo
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 13/10/2025 - O universo das novelas brasileiras é vasto e diverso, mas nem todas as produções conseguiram conquistar público e crítica.
Algumas histórias, mesmo com elencos estrelados, acabaram se tornando exemplos de roteiros confusos, efeitos especiais duvidosos e desenvolvimento inconsistente.
Leia também: Você se lembra? 9 músicas do Roupa Nova que marcaram novelas clássicas
Entre elas, algumas ganharam notoriedade justamente por sua estranheza e resultados desastrosos, levando a péssimos números de audiência, de acordo com dados do Kantar Ibope Media.
Confira a seguir as 6 novelas de audiência mais baixas da TV brasileira, que menos conquistaram o público:
Morde & Assopra foi uma novela que misturou romance e ficção científica de maneira controversa. A trama central acompanhava Adriana Esteves em busca de dinossauros, enquanto enfrentava a resistência de um pescador dono de uma fazenda onde precisava realizar escavações arqueológicas.
Apesar do romance improvável entre os personagens, o público lembrava a novela principalmente pela atuação de Flávia Alessandra como um robô, sem conseguir engajar com o enredo confuso que terminou de forma abrupta e deixou núcleos inteiros sem resolução.
Durante sua exibição a novela teve seus altos e baixos. Na época em apenas 2 semanas no ar ela derrubou a audiência da emissora, ficando a trás de 'TiTiTi" e "Araguaia", que também não mostravam bons resultados. A novela fechou com 26 pontos, igual a 44,7% do público do horário.
Leia também: As 10 novelas mais famosas de todos os tempos que marcaram o Brasil
Tempos Modernos também ficou marcada pelo absurdo. A produção colocou Antônio Fagundes em situações inusitadas, como conversar com um prédio, enquanto enfrentava uma história de amor mal resolvida e vilanias superficiais.
Apesar do potencial de humor involuntário, a novela não conseguiu conquistar audiência e caiu rapidamente no esquecimento, sendo lembrada apenas por seu conceito bizarro.
Semelhante a novela anterior, não foi bem recebida pelo público. Para o hórario das 19h marcar apenas 26 pontos de audiência é algo incomum para emissora.
Em comparação com a novela exibida anteriomente "Caras e Bocas", que marava 41 pontos no mesmo horário, Tempos Modernos foi considerada na época a pior audiência nos últimos 10 anos.
O Beijo do Vampiro tentou surfar na onda das tramas sobrenaturais, mas os resultados foram igualmente desastrosos. A história central envolvia uma mulher que era reencarnação de uma princesa e um vampiro obcecado por ela, com um filho meio-vampiro no meio.
Leia também: As 7 maiores vilãs das novelas brasileiras que o público nunca esqueceu
Efeitos especiais toscos, roteiro sem coesão e atuações fracas fizeram a produção se perder no tempo, provando que a "vampiromania" brasileira ainda estava longe de engrenar.
Marcando 28 pontos de audiência a 23 anos atrás, em horário nobre das 19h, foi considerada uma das piores do ano. As anteriores "Desejos de Mulher" e "Kubanacan" chegaram a marcar 33 e 35 pontos. A trama foi atingir seu auge no último capítulo, que marcou 41 pontos.
Metamorphoses seguiu a linha do exagero, misturando revolução russa, Yakuza, cirurgias de transplante de face e uma clínica estética chamada Metamorphoses.
A produção carregava elementos que iam do drama ao absurdo, mas a execução limitada e os efeitos de baixo orçamento da emissora resultaram em uma trama confusa, que não conseguiu engajar o público.
Mas será que foi por falta de orçamento e trama confusa ou estava competindo com uma grande novela? Na Rede Globo nesse mesmo hórario das 20h30, era exibida "Senhora do Destino", sucesso nacional.
A novela da Metamorphoses registrou números baixíssimos, a sua maior audiência chegou 5,7 já a menor 2,2 pontos.
A trilogia Os Mutantes se destacou pelo excesso de elementos fantásticos e pela complexidade exagerada. Maria, uma acrobata de circo, se envolvia com mutantes, vampiros, lobisomens e até reptilianos.
Leia também: Vale Tudo: relembre elenco original da novela brasileira que virou um fenômeno
Entre reviravoltas absurdas, soro de rejuvenescimento e mudanças de identidade, a trama acumulou diálogos exagerados e situações que variavam entre o trágico e o cômico, consolidando-se como um dos maiores fracassos das novelas.
Mesmo com baixa audiência, a novela teve seus momentos de glória. No seu capítulo de estreia, levou 16 pontos e deixou sua concorrente, que trasmitia o seu primeiro capítulo de "A Favorita", com o pior número de estreia da história da emissora. Deixando a Globo com 34 pontos.
E durante toda a exibição a 'competição' foi acirrada, tendo pontos bons com 22 pontos e ruins com 13 pontos. Mas no final, quem venceu foi A Favorita, fechando com 48 pontos.
Na época, a novela fez um barulho. Foi em 2020, que a Record resolveu reprisar a trama e se consolidou maiores fracassos das novelas. A novela marcou 4,4 pontos de audiência, deixando a emissora em 3° lugar, atrás do SBT.
Por fim, Máscaras apresentava Otávio em busca da família desaparecida, assumindo identidades falsas para investigar o caso.
A produção enfrentou problemas de audiência, crises na emissora e falta de coesão narrativa, sendo exibida em um período em que a concorrência com a Globo era intensa, o que contribuiu ainda mais para seu insucesso.
No começo, a novela registrou ótimos números, seu capítulo de estreia marcou 11 pontos. No seu segundo dia de exibição já houve uma queda, registrando 9 pontos, chegando a marcar 7 pontos. Durante seu período de exibição a média variava entre 10 e 11 pontos.
Leia também: 7 amizades icônicas das novelas brasileiras
Essas novelas são lembradas não apenas por suas tentativas ousadas, mas também pelas falhas em execução e desenvolvimento.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.