Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Após 6 anos em reforma, marquise do Ibirapuera é reaberta em São Paulo

Leon Rodrigues / Prefeitura de São Paulo

As linhas curvas da marquise se estendem pelo parque; espaço voltou a receber famílias, crianças, esportistas e visitantes em busca de lazer - Leon Rodrigues / Prefeitura de São Paulo
As linhas curvas da marquise se estendem pelo parque; espaço voltou a receber famílias, crianças, esportistas e visitantes em busca de lazer

Por Guynever Maropo

redacao@viva.com.br
27/01/2026 | 09h13

São Paulo, 27/01/2026 - O Parque Ibirapuera, em São Paulo, reabriu a marquíse projetada por Oscar Niemeyer em 1954, após quase seis anos fechada. Desde o último final de semana, o espaço de 27 mil metros quadrados voltou a receber famílias, crianças, esportistas e visitantes em busca de lazer e sombra.

A reforma contou com investimento de R$ 86,9 milhões da Prefeitura de São Paulo, e o parque é administrado pela concessionária Urbia. 

Leia também: Prefeitura lança site com programação dos blocos de carnaval em São Paulo

O que é a marquise?

Batizada de Marquise José Ermírio de Moraes, é um dos símbolos mais marcantes do parque e da arquitetura moderna brasileira. Fechada desde 2019 por problemas estruturais, a área passou por uma ampla reforma antes de ser devolvida ao público.

A requalificação incluiu reforços na estrutura, troca do forro do teto, impermeabilização e novos pisos. Por se tratar de um espaço tombado, todas as intervenções passaram por órgãos de preservação do patrimônio, o que contribuiu para a duração prolongada das obras.

Leia mais: A história é sua: leitores do VIVA contam suas lembranças sobre São Paulo

O espaço foi organizado por áreas delimitadas no chão, separando locais para skate, patins, bicicletas e uma área exclusiva para crianças. A divisão busca aumentar a segurança e permitir o uso compartilhado do local por diferentes públicos.

Leia também: Nova tarifa de 5,30 entra em vigor e créditos feitos antes da virada continuam valendo

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias