Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Cantor Lô Borges segue internado em MG após traqueostomia

Reprodução/Instagram/@loborgesoficial

O músico Lô Borges é um dos expoentes da MPB e tinha agenda de shows ativa - Reprodução/Instagram/@loborgesoficial
O músico Lô Borges é um dos expoentes da MPB e tinha agenda de shows ativa
Bianca Bibiano
Por Bianca Bibiano bianca.bibiano@viva.com.br

Publicado em 28/10/2025, às 13h20

São Paulo, 28/10/2025 - O cantor e compositor Lô Borges considerado um dos grandes nomes da música popular brasileira (MPB), segue internado no Hospital Unimed – Unidade Contorno, em Belo Horizonte (MG), onde deu entrada no último dia 17.

No sábado (25), o cantor passou por um procedimento de traqueostomia e continua em observação. A informação sobre a internação foi confirmada pelo Viva junto à assessoria de imprensa da Unimed-BH. O hospital informa, contudo, que, “em cumprimento ao sigilo médico e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não fornece informações sobre o estado de saúde dos pacientes”.

Leia também: Morre Angela Ro Ro, o grande escândalo da música brasileira.

Borges, que sofreu uma intoxicação por medicamentos, não tem previsão de alta. O cantor tinha agenda de shows marcada para este mês em São Paulo, para novembro em Guararapes (PE) e para dezembro em Lavras (MG). No último sábado, a apresentação que faria ao lado de Beto Guedes também foi cancelada.

Lô Borges é um dos fundadores e principais expoentes do movimento Clube da Esquina, que se originou em Belo Horizonte nos anos 1960. Ao lado de Milton Nascimento, lançou, em 1972, o disco Clube da Esquina, considerado até hoje um dos maiores álbuns da música brasileira.

No mesmo ano, lançou também seu primeiro trabalho solo, um disco autointitulado que trouxe influências psicodélicas e um tom experimental.

Leia também: Demência por Corpos de Lewy: entenda a doença que afeta Milton Nascimento.

O que é traqueostomia

De acordo com o portal do Hospital Rede D’Or São Luiz, a traqueostomia é um procedimento indicado em casos em que a respiração normal pelo nariz ou pela boca não é possível. Envolve a inserção de uma cânula (tubo) através de uma abertura criada cirurgicamente na traqueia, abaixo das cordas vocais.

O procedimento pode ser temporário ou permanente, dependendo da condição médica. Nos casos de emergência — como o que acometeu o cantor —, a prática é realizada em situações de obstrução súbita das vias aéreas que impedem a respiração normal. Exemplos incluem traumas severos ou bloqueios causados por tumores e infecções.

Embora considerada um procedimento seguro, as sequelas da traqueostomia podem variar conforme a duração do uso da cânula, podendo incluir alterações na voz, dificuldades de deglutição e danos às estruturas da região do pescoço.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias