Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]São Paulo, 20/07/2025 - Comemorado no Brasil e em alguns países da América Latina, o Dia do Amigo é celebrado em 20 de julho, data que remete ao nascimento da amizade como símbolo de união global, a chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, serviu de inspiração para reforçar a capacidade humana de se conectar e superar desafios juntos.
A ideia surgiu na Argentina, ainda nos anos 1970. O professor Enrique Ernesto Febbraro se inspirou na missão Apollo 11 para propor a criação de uma data que celebrasse a amizade, enviando cerca de 4.000 cartas ao redor do mundo sugerindo aquele dia para homenagear amigos. Desde então, a data ganhou força no Uruguai, Brasil, Paraguai e Moçambique.
No Brasil, embora exista também uma celebração em 18 de abril (Dia Nacional do Amigo), o dia 20 de julho se consolidou popularmente e em algumas cidades entrou até em regulamentos locais.
Em 2011, a Assembleia Geral da ONU oficializou o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho, com o objetivo de promover uma “cultura de paz e não violência”, incentivando atitudes de tolerância, inclusão e solidariedade entre os povos.
Essa data tem origem em iniciativas de várias décadas, incluindo a Cruzada Mundial da Amizade, fundada em 1958 pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho. A ONU endossou a proposta com a resolução A/65/L.72, destacando o papel da amizade para alcançar compreensão e cooperação global.
20 de julho:
30 de julho:
A ONU recomenda que governos, escolas e organizações promovam debates, campanhas e iniciativas que incentivem o diálogo entre culturas e fortaleçam sentimentos de solidariedade e respeito.
Enquanto 20 de julho celebra a amizade entre pessoas próximas, muitas vezes de forma íntima e afetiva, 30 de julho extrapola fronteiras e destaca o papel dos vínculos na construção de uma comunidade internacional mais justa e pacífica.
No Brasil, pessoas e organizações podem celebrar tanto a amizade pessoal quanto a mensagem universal de solidariedade. Em julho, o mês da amizade já oferece duas oportunidades distintas, e complementares, para valorizar os laços que nos conectam e tornam a vida mais rica.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.