Dia Mundial do Truco: aprenda a jogar e comemore com os amigos

Foto: Envato Elements

Aprenda a jogar o carteado mais famosos do Brasil - Foto: Envato Elements
Aprenda a jogar o carteado mais famosos do Brasil

Por Beatriz Duranzi

[email protected]
Publicado em 11/07/2025, às 11h45

O Truco surgiu nos Países Catalães, viajando pela Espanha, Itália e América do Sul. No Brasil, ganhou versões regionais populares, como o truco paulista, mineiro e gaudério. 

Reconhecido informalmente como o Dia Mundial do Truco, o dia 11 de julho é dedicado ao jogo para promover torneios e marcar encontros com amigos. Mas ainda tem muita gente que não entende e não sabe jogar o jogo. Pensando nisso, reunimos as regras básicas para jogar truco e curtir com os amigos e família. 

Regras básicas: como se joga truco?

O truco paulista, o mais comum no Sudeste do país, é jogado com 2 duplas (ou, em algumas variações, com 2 trios) e utiliza um baralho tradicional, mas sem as cartas 8, 9, 10 e os curingas, totalizando 40 cartas.

Cada jogador recebe 3 cartas, e uma carta é virada na mesa: essa é a vira. As manilhas (cartas mais poderosas da rodada) são as cartas imediatamente superiores à vira. O jogo se desenvolve em “mãos” e vence quem fizer 12 pontos primeiro.

O que é uma manilha?

A manilha é a carta mais forte da rodada, determinada pela carta que vem logo após a vira. Por exemplo, se a vira for um 4, as manilhas serão os 5 de cada naipe.

  • Mas atenção: há uma ordem de força entre os naipes! Isso define quem vence em caso de empate de manilhas.

Ordem das manilhas (do mais forte ao mais fraco):

  • Zap (Paus)
  • Copas
  • Espadas
  • Ouros

Essa ordem é usada para desempatar quando dois jogadores têm a mesma manilha numérica, mas com naipes diferentes.

Glossário rápido do Truco

  • Mão: rodada com três jogadas.
  • Vaza: cada uma das três disputas da mão. Quem vencer duas, leva a mão.
  • Tento: ponto marcado.
  • Raio: jogada que vale 12 tentos e encerra o jogo.
  • Casal Maior: quando a dupla segura as duas manilhas mais fortes.
  • Mão de 11: quando uma dupla tem 11 tentos; exige regras específicas.
  • Truco!: grito usado para desafiar e aumentar a aposta da mão.

Como distribuir as cartas?

O jogador que distribuir é chamado de “pé”, e o que começa jogando é o “mão”. A distribuição pode ser feita de três em três ou uma a uma, no sentido anti-horário. Após distribuir, vira-se uma carta para definir a manilha da rodada.

O adversário à esquerda do distribuidor pode “cortar” o baralho, influenciando na aleatoriedade do jogo.

Hierarquia das cartas (sem manilha)

Fora as manilhas, as cartas seguem esta ordem de força (da mais fraca para a mais forte):

4 < 5 < 6 < 7 < Dama < Valete < Rei < Ás < 2 < 3

Como funciona o Truco e a escalada de apostas?

O “truco” é a alma do jogo, é quando alguém desafia a outra dupla, elevando o valor da mão. O jogo começa valendo 1 tento, mas pode chegar até 12 com os pedidos de truco, seis, nove e doze.

Exemplo de escalada:

  1. “Truco!” → vale 3 pontos
  2. “Seis!” → vale 6 pontos
  3. “Nove!” → vale 9 pontos
  4. “Doze!” → vale 12 pontos (o Raio)

A cada desafio, a dupla adversária pode aceitar, recusar (e perder o valor anterior), ou aumentar a aposta. A tensão e a diversão crescem a cada rodada!

Mão de 11: o momento decisivo

Quando uma dupla chega a 11 tentos, a tensão explode: é possível olhar as cartas do parceiro e decidir se jogam ou correm. Se aceitarem o jogo, a mão vale 3 pontos. Se fugirem, o adversário marca 1 ponto. Se empatar nessa rodada, os adversários vencem.

Há ainda a Mão de Ferro, onde ninguém pode ver as próprias cartas, tudo é decidido na sorte.

Truco em campeonatos

Competições formais, como o Campeonato OABSP/CAASP (2025), adotam regras da ATB com opções como “jogo livre” e “tombo na última”. Já o Sesc e outras federações seguem o modelo de torneio, às vezes valendo 12 pontos por partida, com regulações específicas de corte, sorteio da mão e penalidades. 

O Truco combina sorte, estratégia, psicologia e tradição regional. No truco gaudério, por exemplo, entram apostas extras como “envido” e “flor”. Já no paulista, o controle de “trucar” e blefar são essenciais.

O Dia do Truco é uma excelente oportunidade para resgatar velhas tradições e aprender um jogo que combina estratégia, companheirismo e um bom blefe. Se você é novato, comece com o básico e depois explore variações e torneios.

Palavras-chave carteado como jogar truco

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias