Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Instalações gigantes de artista em SP incentivam o afeto com animais

Divulgação

Entre as instalações, destaca-se o “Abrigo de Histórias”, uma escultura inflável em formato de livro gigante entreaberto, com cinco metros de altura - Divulgação
Entre as instalações, destaca-se o “Abrigo de Histórias”, uma escultura inflável em formato de livro gigante entreaberto, com cinco metros de altura
Por Alessandra Taraborelli

29/01/2026 | 09h02

São Paulo, 29/01/2026 - Adotar um animal é um gesto de afeto, que envolve compromisso diário, tempo, recursos e, sobretudo, responsabilidade pelo animal que passa a depender integralmente do tutor. Em meio a notícias sobre o abandono e a violência contra animais, a adoção consciente é tema de uma instalação artística em São Paulo.

Para contribuir com esta relação de afeto, a praça Armando Salles de Oliveira, conhecida como a Praça do Monumento às Bandeiras, no entorno do Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe obras interativa sque incentivam o afeto na relação entre humanos e animais de estimação.

As intervenções, idealizadas pelo artista paulistano Eduardo Baum, referência em esculturas e obras de gigantes, acontecem na praça com atividades que envolvem o público com temas como adoção responsável, cuidado e acolhimento.

Leia também: Pets: veja cuidados necessários para animais idosos de estimação

Entre as instalações, destaca-se o “Abrigo de Histórias”, uma escultura inflável em formato de livro gigante entreaberto, com cinco metros de altura, que também funciona como um túnel imersivo. Ao atravessá-lo, o visitante entra em contato com páginas repletas de histórias reais de adoção, compiladas pelo jornalista Chico Felitti – ele mesmo conta sua própria experiência com adoção –, que inspiram e estimulam a empatia, o acolhimento e a transformação de comportamentos. E mais: a escultura de um cachorro se abriga no interior da obra.

Obra gigante do artista Eduardo Baum
“Círculo de Paz”, é uma escultura de um gato gigante - Divulgação

Outra instalação, “Círculo de Paz”, é uma escultura de um gato gigante, adormecido na clássica posição de repouso dos felinos – enrolados sobre si mesmos.

Mais do que feita para contemplar, a obra surge como um mobiliário público de design que convida as pessoas a interagirem e criarem afetos com ela: a cauda espessa do gato funciona como um sofá circular, e nela adultos e crianças es podem se acomodar, para repousar, contemplar e interagir.

Leia também: Luto por pets: sofrimento se iguala à perda de parente próximo

Além das instalações, estão previstas outras atividades: no curso da ação, feiras de adoção levam o propósito da campanha para além da contemplação e oferecem espaço para atos responsáveis de acolhimento.

Para isso, uma área será reservada ao lado da instalação “Abrigo de Histórias” e, em parceria com ONGs que atuam no resgate e cuidado de animais em situação de vulnerabilidade, será possível adotar e ressignificar a história de um animal.

Leia também: Você e seu cão são parecidos? Estudo revela semelhança de personalidade entre tutores e pets

A campanha também traz ações complementares que buscam envolver o público, sobretudo o infantil: pequenas cenas teatrais, protagonizadas pelo artista Cláudio Carneiro, inspiradas no cotidiano de pets e humanos e mímicas e performances silenciosas realizadas pelo artista que interagem com o sofá-gato como se fosse um ser vivo gigante; e, por fim, uma roda de histórias “Debaixo do Bigode”, dedicada à leitura de livros infantis sobre animais, amizade e respeito à natureza.

Baum ressalta que a ideia das obras é sensibilizar e conscientizar a população sobre o cuidado, a empatia e o senso de comunidade por meio da arte.

“Abrigo de Histórias é uma obra inspiradora que reflete o afeto, o abandono e a esperança de quem ainda busca um lar; já o ‘Círculo da Paz’ propõe um gesto simbólico contra a epidemia contemporânea da solidão, o isolamento emocional, e exalta o papel central que os pets exercem contra ela ao conectar o tutor com sentimentos amorosos, de acolhimento e ternur.”

As instalações, realizadas em parceria com a campanha da Cobasi “Histórias que Criam Laços”, que integra os 40 anos da marca, poderão ser visitadas pelo público até 1º de fevereiro.

Serviço

Histórias Que Criam Laços
Quando: até 1º de fevereiro
Onde: Praça Armando de Sales Oliveira (Monumento às Bandeiras) - Vila Mariana
Acesso gratuito às obras e atividades
Atividades infantis: 31/01 e 01/02, das 9h às 18h
Feiras de adoção: 31/01 e 01/02, das 10h às 17h

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias