Você e seu cão são parecidos? Estudo revela semelhança de personalidade entre tutores e pets

Foto: Envato Elements

Seu cachorrinho pode ser mais parecido com você do que você imagina - Foto: Envato Elements
Seu cachorrinho pode ser mais parecido com você do que você imagina

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 16/08/2025, às 18h00

Quem nunca já brincou dizendo “esse cão parece comigo”? Ou ouviu alguém dizer que o seu pet age e tem uma personalidade igual à sua?

Uma pesquisa publicada na revista Personality and Individual Differences confirma que essa impressão não é só afeto, há bases científicas para apontar similaridades reais entre a personalidade de cães e seus tutores.

Afinidades de personalidade e corpo

O estudo revela que traços como extroversão, ansiedade (neuroticismo) e impulsividade podem ser compartilhados entre tutores e seus cães. Além disso, há correlação entre o Índice de Massa Corporal (IMC) dos tutores e a tendência ao sobrepeso dos pets.

Em suma: donos extrovertidos geralmente têm cães mais agitadinhos, tutores mais ansiosos tendem a ter pets com comportamento mais ansioso ou reativo.

Leia também: Seu pet está ganhando peso? Veja como evitar os riscos da obesidade nos animais

Semelhanças visuais também existem

Pesquisas anteriores incluídas na revisão demonstraram que humanos e cães muitas vezes compartilham características externas: tutoras com cabelos longos tendem a ter cães com orelhas longas; já tutoras de cabelo curto ficam com cães de orelhas mais eretas. 

Em testes de identificação, pessoas conseguiram combinar corretamente fotos de cães e seus donos, e em alguns casos, o reconhecimento foi possível apenas analisando a região dos olhos.

Por que essas semelhanças acontecem?

Os pesquisadores consideram duas explicações principais:

  1. Seleção por afinidade visual: muitos escolhem cães que de alguma forma “combinam” com eles física ou energeticamente desde o início do relacionamento.
  2. Convergência ao longo do tempo: a rotina compartilhada, emoções e estilos de vida aproximam o comportamento e até o físico entre cão e dono com o passar dos anos.

Pesquisas sugerem que as semelhanças visuais tendem a originar-se da escolha inicial, você escolhe um cão que combina com você. Já os traços de personalidade parecem se alinhar mais com o tempo de convivência e influência mútua. 

Leia também: 7 aplicativos que todo pai de pet deve ter no celular

Evidência além da percepção do tutor

Uma crítica comum a esse tipo de estudo é que tudo não passaria de percepção: o tutor acha que o cão é como ele.

No entanto, estudos envolvendo avaliadores independentes (pessoas que não conheciam os pares) também conseguiram identificar com sucesso os casais cão-dono, o que reforça que a similaridade não é apenas ilusória.

Leia também: 8 razões para adotar um pet na aposentadoria

Parecidos na aparência, no comportamento, ou até no peso, a conexão entre cães e humanos é profunda e complexa. Seja por afinidade inicial ou pela vida compartilhada, os tutores acabam refletindo seus pets, e vice-versa.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias