Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Livros retratam a luta estudantil contra a repressão militar

Envato

Dois importantes lançamentos literários sobre o movimento estudantil durante a repressão militar no Brasil chegam às livrarias - Envato
Dois importantes lançamentos literários sobre o movimento estudantil durante a repressão militar no Brasil chegam às livrarias
Marcel Naves
Por Marcel Naves marcel.naves@viva.com.br

Publicado em 01/12/2025, às 13h35

São Paulo, 01/12/2025 - Dois livros recém-lançados por jornalistas 60+ contam a história do País na época do regime militar.
[Colocar ALT]
Divulgação
O livro "Se baterem, cantem! – Estudantes desafiam a ditadura em 1977", escrito e organizado pelas jornalistas Cândida Lemos, Angela Drummond, Izabel Zoglio, Samira Zaidan e Virgínia Castro, publicado pela Quixote Editora, reconstrói a prisão de 850 estudantes em Belo Horizonte, durante o III Encontro Nacional dos Estudantes.
O encontro buscava reorganizar a União Nacional dos Estudantes (UNE) e foi amplamente noticiado pela imprensa nacional e internacional, tornando-se a maior detenção em massa já realizada durante os 21 anos de regime militar.
Leia também: Livreiros se unem em campanha para valorizar as livrarias
A obra é resultado de uma pesquisa minuciosa e reúne depoimentos de estudantes, jornalistas e militantes que viveram o episódio, além de documentos oficiais, panfletos, jornais alternativos e registros da repressão. 
“Esperamos, por meio deste livro, reconstituir parcialmente os fatos e conhecer um pouco mais de perto a geração 77, além de refletir sobre esse período e os atores políticos que nele atuaram”, afirma Cândida Lemos.

Registro para antigas e novas gerações 

"O espírito de um tempo de lutas", trabalho do jornalista e historiador José Ruy Gandra relembra outro importante momento do combate estudantil à repressão militar. A obra combina memórias pessoais, depoimentos e registros históricos deste período entre os anos de 1976 e 1980.
[Colocar ALT]
Divulgação
A narrativa mistura fatos da política, economia e cultura do final dos anos 70 com os depoimentos de ex-alunos da Faculdade de Direito São Francisco, da Universidade de São Paulo, a SanFran.
“ É um livro para que as pessoas mais velhas relembrem os acontecimentos e para que os mais jovens saibam o que aconteceu. Fui várias vezes à SanFran enquanto escrevia e percebi que os atuais alunos não fazem ideia que houve ditadura. Senti que era o mesmo da minha época de calouro, quando não se falava da era Vargas". 

O livro atravessa a segunda metade da década de 1970 com elegância e termina no governo Figueiredo, quando os primeiros ventos de redemocratização, com a Lei da Anistia, de 1979, começaram a soprar. 

Dos vários destaques feitos pelo autor estão a "Carta aos Brasileiros", lida pelo professor Goffredo da Silva Telles Jr., em 1977, e a morte do jornalista Vladimir Herzog, que está completando 50 anos.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias