Morre David José, ator do primeiro Pedrinho de Sítio do Picapau Amarelo

Reprodução/Instagram/@museudatv

O ator deixou um legado na cultura brasileira após estrelar "O Sítio do Picapau Amarelo" e trabalhar com grandes nomes do teatro e da TV - Reprodução/Instagram/@museudatv
O ator deixou um legado na cultura brasileira após estrelar "O Sítio do Picapau Amarelo" e trabalhar com grandes nomes do teatro e da TV

Por Estadão Conteúdo

redacao@viva.com.br
Publicado em 07/10/2025, às 14h18

São Paulo, 07/10/2025 - O ator David José Lessa Mattos Silva, que deu vida ao menino Pedrinho na primeira versão de "O Sítio do Picapau Amarelo", exibido pela extinta TV Tupi nos anos 1950, morreu nesta segunda-feira, 6, aos 83 anos. A causa da morte foi uma doença pulmonar progressiva diagnosticada em 2017.

Leia também: 8 objetos que despertam nostalgia nos lares brasileiros das décadas de 70, 80 e 90

David José tinha 13 anos quando estreou na TV, interpretando o personagem criado por Monteiro Lobato. Já adulto, ele contracenou com nomes como o da atriz Irene Ravache em "O Profeta" novela exibida em 1977 também pela TV Tupi; e de Fernanda Montenegro, no espetáculo teatral É, de 1979, baseado na obra de Millôr Fernandes.

Leia também: Como proteger a imunidade do sistema respiratório após os 60 anos

Além de ator, David José era também jornalista, historiador, professor e escritor, autor do livro "O Espetáculo da Cultura Paulista: Teatro e TV em São Paulo" - 1941-1950. Como jornalista atuou como diretor e apresentador nas TVs Bandeirantes e Gazeta. David José deixa esposa, Lígia Todescan Lessa Mattos, dois filhos e dois netos.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias