Temporada da França no Brasil reúne 300 eventos em 15 cidades para fortalecer laços culturais

Divulgação

De agosto a dezembro, o país recebe a Temporada da França no Brasil - Divulgação
De agosto a dezembro, o país recebe a Temporada da França no Brasil

Por Beatriz Duranzi

[email protected]
Publicado em 02/07/2025, às 12h33

São Paulo, 02/07/2025 - De agosto a dezembro, o país recebe a Temporada da França no Brasil, com cerca de 300 atividades espalhadas por 15 cidades, incluindo exposições, shows, debates, gastronomia, cinema e encontros acadêmicos. A programação, apresentada na última terça-feira (1º) no Instituto Tomie Ohtake, tem como objetivos estreitar vínculos culturais e celebrar os 200 anos de diplomacia entre Brasil e França.

Destaques e propósito diplomático

O embaixador Emmanuel Lenain ressaltou que os dois países têm histórica admiração bilateral e quer que a temporada crie parcerias duradouras, persistindo além de 2025.

A iniciativa, acordada pelos presidentes Lula e Macron em 2023, faz parte de um intercâmbio bilateral: os brasileiros estiveram na França na primeira metade do ano, e agora é a vez da cultura francesa desembarcar no Brasil. Esse modelo já ocorreu em 2005 (Ano do Brasil na França) e 2009 (França no Brasil), com resultados positivos para o turismo, educação e mídia. 

Impactos previstos

Marco Antonio Nakata, do Instituto Guimarães Rosa, lembrou que a edição de 2005 elevou em 23% o número de turistas franceses no Brasil, comparado a uma média de 4,7% para outros estrangeiros, gerando US$ 54 milhões em receitas. Milhares de matérias, horas de programação na imprensa francesa e impulso nas matrículas de cursos de português foram frutos desse relacionamento. Ele aposta em impacto similar neste segundo semestre, como divulgado pela Agência Brasil

Os temas centrais, definidos por Lula e Macron, incluem a diversidade e diálogo com a África, democracia e Estado de direito, além do clima e transição ecológica. Para a comissária Anne Louyot, do Instituto Francês, a temporada serve como catalisadora de encontros culturais dinâmicos, que vão muito além de uma herança histórica estática.

Revelando outra França

A programação busca desmistificar clichês sobre a França e o Brasil, trazendo artistas dos territórios ultramarinos como Guadalupe, Martinica e Guiana Francesa, regiões menos conhecidas e que, segundo Louyot, compartilham traços culturais com o Brasil.

Quais cidades participarão da iniciativa?

As 15 cidades que receberão os eventos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, São Luís, Teresina, João Pessoa e Macapá. Cerca de 100 atrações terão caráter colaborativo entre instituições e artistas dos dois países.

A Temporada da França no Brasil caminha como um “manifesto de amizade”, segundo Louyot. Ao romper estereótipos (sobre moda, gastronomia ou carnaval) e apresentar outras faces da França, e do Brasil, abre espaço para que novas gerações construam uma cooperação cultural mais rica e sustentável.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias