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Busca por crédito em fintechs cresce 30% em PME para Black Friday e Natal

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Reflexo da maior necessidade de capital de giro nesta época do ano,  procura por crédito cresceu 30% no 4º trimestre entre os pequeno e médio empresários - Envato
Reflexo da maior necessidade de capital de giro nesta época do ano, procura por crédito cresceu 30% no 4º trimestre entre os pequeno e médio empresários
Fabiana Holtz
Por Fabiana Holtz fabiana.holtz@viva.com.br

Publicado em 13/11/2025, às 09h14

São Paulo, 13/11/2025 – Os preparativos dos pequenos e médios empreendedores para a Black Friday e as festas de final de ano tem agitado o mercado de crédito corporativo, em especial as fintechs - empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros. Reflexo da maior necessidade de capital de giro nesta época do ano, a procura por crédito neste segmento cresceu 30% no quarto trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2024, de acordo com a M3 Lending, plataforma digital de crédito e investimento.

Leia também: Procon-SP intensifica ações para proteger consumidores na Black Friday

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Gabriel Sousa César, CEO da M3 Lending, destaca que no quarto trimestre empresas de médio porte buscam capital de giro.Foto: Divulgação

Vale reforçar que as condições de crédito atuais seguem bastante restritas, com a taxa de juro (Selic) em 15% ao ano (maior patamar em quase 20 anos) e sem perspectiva de redução no curto prazo.

Diferente de um banco convencional, ao pegar crédito com uma fintech o dinheiro não vem do próprio banco, mas de investidores que aplicam seus recursos na plataforma.

Aliás, pesquisa sobre fintechs de crédito digital divulgada pela PwC Brasil e a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) em meados de agosto, revela que o volume de crédito disponibilizado por elas em 2025 cresceu 68%.

E mais, o número de clientes pessoa jurídica (PJ) atendidos pelas fintechs neste ano cresceu 67%, com destaque para micro e pequenas empresas, que representam 71,7% dessa base de clientes.

Fluxo maior nos canais digitais

A Black Friday,  que neste ano cai em 28 de novembro, deve movimentar mais de R$ 13,3 bilhões este ano somente nos canais digitais, de acordo com estimativas da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e e-Commerce (Abiacom). Se confirmado, o desempenho representaria um crescimento de 14,7% em relação ao ano passado. 

De olho no potencial desse mercado, a M3 Lending espera disponibilizar R$ 10 milhões apenas no último trimestre deste ano para pequenos e médios empresários. Em 2025,  a empresa prevê movimentar R$ 31 milhões em crédito, superando os cerca de R$ 20 milhões registrados em 2024. Gabriel Sousa César, CEO da M3 Lending, lembra que o mês de outubro é decisivo para empresas de médio porte que buscam capital de giro.

Como se organizar para vendas de fim de ano

A falta de uma boa gestão de capital de giro é o que leva ao endividamento dos pequenos empreendedores, e saber como usar esse dinheiro extra é fundamental para aproveitar bem os bons ventos do momento no comércio, afirma Enio Pinto, gerente da Unidade de Relacionamento ao cliente do Sebrae Nacional.

Segundo ele, o acompanhamento do fluxo de caixa dá uma noção muito clara de quando vai faltar dinheiro. “Fluxo de caixa, que te permite fazer projeções e organizar seu planejamento, e gestão de capital de giro são pontos críticos para o sucesso empresarial”, afirma.

Outra recomendação do especialista do Sebrae para o pequeno empreendedor é encontrar um preço de venda adequado, competitivo e oferecer bons descontos para vendas à vista.

O Sebrae oferece ao microempresário dicas para profissionalizar o negócio e aproveitar melhor a temporada de fim de ano, com cursos remotos gratuitos voltados principalmente para estratégias de vendas. Lá, o empresário encontra também um eBook com orientações para se preparar para o período.

Algumas dessas dicas são condensadas por Enio Pinto, do Sebrae, a seguir.

5 passos para vender mais na Black Friday e Natal

  • Tenha um time capacitado. Gente faz a diferença;
  • Dedique-se ao planejamento para formação de estoques. Tenha uma grade completa (numeração, cores e modelos) de seus produtos para atender sua clientela;
  • Prepare combos (kits) de produtos com preços promocionais. Vale também incluir parceiros para impulsionar as vendas;
  • Negocie com os fornecedores para conquistar condições favoráveis de preço.
  • Cuidado com o desconto. Segundo o especialista do Sebrae, o principal erro do pequeno empresário é dar um desconto tão grande que acaba virando prejuízo.

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