Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Como o trabalhador CLT faz para pedir crédito consignado? Veja passo a passo

Adobe Stock

Consignado pode ser contratado usando o app Carteira de Trabalho Digital - Adobe Stock
Consignado pode ser contratado usando o app Carteira de Trabalho Digital
Por Pedro Marques

11/02/2026 | 15h15

São Paulo, 11/02/2026 - Criado em março de 2025, o programa Crédito do Trabalhador trouxe novas regras para o crédito consignado oferecido aos trabalhadores com carteira assinada e, desde julho do mesmo ano, também permite que motoristas e entregadores de aplicativo também possam contratar essa modalidade de crédito.

Dinheiro na conta sem burocracia: Descubra quanto você pode liberar no Consignado CLT do Banco Mercantil com desconto em folha.

Até então o crédito consignado para trabalhadores do setor privado estava disponível apenas para os funcionários de empresas que tinham convênio firmado com instituições financeiras. Agora, a linha de crédito pode ser contratada pelo próprio trabalhador, usando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Leia também: Como funciona o crédito consignado para CLT? Por que é mais barato?

Consignado CLT Mercantil

Uma das principais novidades do consignado para CLT é que o programa permite usar até 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou 100% da multa rescisória na demissão sem justa causa como garantia de crédito. Essa garantia ajuda a reduzir os juros do empréstimo.

No caso de entregadores e motoristas de aplicativo, o trabalhador dependerá de um convênio entre a plataforma para qual ele atua (transporte ou delivery) e uma instituição financeira.

"A ausência de grandes burocracias [para contratar o crédito], com facilidade de aprovação, mesmo para quem possui score médio e a previsibilidade das parcelas são algumas das principais vantagens", afirma Raquel Ramos Palazon, coordenadora da área de consultivo estratégico trabalhista do escritório Peluso, Guaritá, Borges e Rezende (PGBR) Advogados.Veja a seguir como o trabalhador CLT pode pedir o empréstimo.

Como fazer empréstimo consignado

Também conhecido como empréstimo com desconto em folha, o empréstimo consignado para CLTs é uma modalidade de crédito com taxas de juros reduzidas, onde as parcelas são descontadas automaticamente todo mês diretamente do salário do trabalhador com carteira assinada.

Como as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, o banco tem maior garantia de que o valor será pago, o que reduz a necessidade de embutir juros elevados para compensar possíveis atrasos ou calotes.

A contratação desse tipo de crédito está condicionada à chamada margem consignável, que limita o percentual do salário que pode ser comprometido com o pagamento das parcelas. Em geral, esse limite é de até 35% da remuneração bruta.

Passo a passo para contratar via Carteira de Trabalho

  • Baixe o app Carteira de Trabalho Digital por meio da loja de aplicativos do seu celular (App Store, no caso de celulares Apple, ou Play Store, no caso de aparelhos Android)
  • Acesse o aplicativo e faça login com sua conta gov.br;
  • Localize o ícone de empréstimos ou a opção "Crédito do Trabalhador" na tela inicial e selecione "Crédito do Trabalhador";
  • Informe o valor que deseja pegar e o número de parcelas desejado e simule o valor e as condições do empréstimo;
  • Autorize o compartilhamento de seus dados trabalhistas e clique em "Solicitar Propostas";
  • Em até 24 horas, você deverá receber ofertas de instituições financeiras habilitadas a oferecer crédito consignado para os trabalhadores
  • Compare as taxas de juros e os prazos oferecidos pelas instituições financeiras e selecione a opção desejada para finalizar a contratação.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias