Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Índice de preço do seguro de carro (IPSA) mostra acomodação em outubro

Envato

Seguro de automóvel (IPSA) mantém tendência de queda e vai a 4,9% em outubro, enquanto o de motos permanece em patamar alto - Envato
Seguro de automóvel (IPSA) mantém tendência de queda e vai a 4,9% em outubro, enquanto o de motos permanece em patamar alto
Fabiana Holtz
Por Fabiana Holtz fabiana.holtz@viva.com.br

Publicado em 17/11/2025, às 13h23

São Paulo, 17/11/2025 – O índice de preço do seguro de automóvel (IPSA), estudo desenvolvido pela TEx, braço da Serasa Experian voltado para o mercado de seguros, recuou de 5,1% e setembro para 4,9% em outubro. Em outubro do ano passado, o índice estava em 5,4%. Esse é o menor valor para o mês de outubro registrado desde 2021 e acentua a tendência de queda que se observa desde julho.
No mesmo período, o índice de preço do seguro de motos (IPSM) passou de 9,6% para 9,7% no comparativo mensal, se firmando em um patamar elevado. Em outubro de 2024, o IPSM estava em 9,5%. Em nota, a Serasa Experian ressalta que o indicador seguiu acima de 9% durante todo o ano, atingindo o pico de 10,1% em julho.
Leia também: Serasa lança indicador trimestral sobre consumidor brasileiro de seguros
Emir Zanatto, Head de Seguros da Serasa Consumidor, observa que o mercado opera em duas velocidades. “O seguro de carro mostra acomodação e queda gradual, enquanto o seguro de moto segue pressionado, refletindo perfis de risco persistentes e uma dinâmica própria do segmento”.

Contrato novo x renovações

Para novos contratos de seguro o IPSA foi de 6,2% em outubro, enquanto o IPSM ficou em 10,2%. Já as renovações, independentemente de ser na mesma corretora ou em outra, apresentaram valores menores.
No recorte por gênero, o índice considerando o público masculino no segmento de veículos caiu de 5,3% em setembro para 5,1% em outubro, enquanto o feminino recuou de 4,9% para 4,6% na mesma base de comparação, menor valor do ano entre as mulheres. Em outubro de 2024, o índice para os dois públicos estava em 5,7% e 5%, respectivamente.
Leia também: Carro zero, seminovo, usado ou assinatura. Qual a melhor opção?
No segmento de motos, o índice para homens seguiu estável em 9,9%, enquanto o para mulheres subiu de 8,8% para 9,2% no comparativo mensal. Em outubro de 2024, o IPSA para o público masculino estava em 9,6% e para as mulheres em 9,1%. 

Realidades por faixa etária

Na ponta com mais alta do índice, o IPSA para motoristas mais jovens (18 a 25 anos) recuou de 9,1% em setembro para 8,7% em outubro e no seguro de moto avançou de 14,9% para 15,4%. Um ano antes, o IPSA estava em 9,5% e o IPSM em 15,2% para essa faixa etária.
No outro extremo, entre os condutores mais experientes (acima de 56 anos), o IPSA caiu de 4,1% para 3,9% no comparativo mensal. Já no IPSM a queda foi de 6,7% para 6,5% no comparativo mensal. Em outubro de 2024, o IPSA e o IPSM para essa faixa etária estavam em 4,3% e 6,2%, respectivamente.
De acordo com a Serasa Experian, os números mostram que o mercado se move em ritmos distintos: o seguro de automóveis segue em ciclo de baixa e com maior previsibilidade, enquanto o seguro de moto permanece concentrado em um patamar elevado e persistente.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias