Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Magalu anuncia ferramenta para vendas pelo WhatsApp baseada em IA

Envato

Ferramenta foi liberada, em uma 1ª fase, para um milhão de clientes recorrentes do Magalu, com histórico de compra mínimo de 10 produtos por ano - Envato
Ferramenta foi liberada, em uma 1ª fase, para um milhão de clientes recorrentes do Magalu, com histórico de compra mínimo de 10 produtos por ano

Por Aramis Merki II, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 05/11/2025, às 09h34
São Paulo, 05/11/2025 - O Magalu anunciou a sua ferramenta de vendas pelo WhatsApp. A empresa desenvolveu, com o uso de inteligência artificial (IA), uma solução que abrange toda a jornada do cliente - da recomendação de produtos ao pagamento e o pós-venda - dentro do aplicativo de mensagens. O CEO do Magalu, Frederico Trajano, aponta que a evolução da tecnologia baseada em conversas nos últimos anos permitiu trazer "calor humano" para o atendimento da Lu, o avatar virtual que é a influenciadora da varejista. 
No ano passado, o Magalu trouxe Caio Gomes para ser diretor de IA da companhia e formou um time de quase cem pessoas na área. Em uma imersão no Vale do Silício, chegaram a conclusão de que o mergulho definitivo seria através do WhatsApp, explica Trajano. O aplicativo da Meta, mesma dona do Facebook, está em 99% dos smartphones brasileiros. 
Leia também: Magazine Luiza vai investir R$ 150 mi em ações de desconto para Black Friday
A conta da Lu no WhatsApp foi lançada em 2018 e é usada recorrentemente por uma base de 15 milhões de clientes. Até agora os usuários usavam o chat para acompanhar as compras feitas em outros canais do Magalu.
O desenvolvimento do WhatsApp da Lu foi feito pelo time do Luizalabs, vertical de tecnologia do Magalu, em parceria com a Meta, dona do WhatsApp, e o Google. A empresa aponta ainda que o sistema foi construído totalmente de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O projeto levou pouco mais de um ano de desenvolvimento. Os modelos de linguagem (LLMs) usados são proprietários do Google e outros de código-fonte aberto. Parte da infraestrutura fica hospedada na Magalu Cloud, serviço de computação em nuvem lançado pela empresa em 2023. Basear a ferramenta nos próprios data centers garante baixa latência (velocidade no envio de informações) para o projeto, aponta a empresa. 

Primeira fase

A ferramenta foi liberada, em uma primeira fase, para um milhão de clientes recorrentes do Magalu, com um histórico de compra mínimo de 10 produtos por ano. Até o final de 2025, toda a base de mais de 30 milhões de consumidores da varejista deve ter acesso à ferramenta.
A IA acessa todo o catálogo de produtos do Magalu e dos 300 mil vendedores inscritos no marketplace, os sellers. São mais de 37 milhões de anúncios publicados. A interação do cliente poderá ser feita por texto, voz ou mesmo com o envio de imagens. O pagamento poderá ser feito por Pix ou cartão de crédito.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias