São Paulo, 03/11/2025 - Soluções baseadas em inteligência artificial (IA) são realidade em 59% das empresas de varejo brasileiras, de acordo com pesquisa da Zucchetti Brasil e da Central do Varejo. Além disso, 90% pretendem ampliar o uso ou investimento nas inovações tecnológicas nos próximos meses.
  
 De acordo com a pesquisa, as 
aplicações mais frequentes da IA são nas áreas de marketing e conteúdo (57%), sumarização de textos e transcrições (54%) e atendimento ao cliente (54%). Para 87% dos entrevistados, a utilização de tecnologia aumentou a eficiência das empresas, enquanto 73% acreditam que a área de atendimento ao cliente é a que tem espaço para ser aprimorada com as ferramentas de IA.
   
   
 Entre os 373 entrevistados, 67% atuam em pequenas e médias empresas, enquanto 33% em grandes corporações. Com sede na Itália, a Zucchetti é uma empresa de softwares pouco conhecida entre o consumidor final, mas sua subsidiária brasileira conta com 120 mil clientes no País, entre os quais Banco Inter, Ifood, CSN e Marcopolo. Os serviços da companhia vão de sistemas de gestão (ERP), software de automação comercial (PDV), sistemas de gestão para recursos humanos e assinaturas digitais.
  
 Para Bernardo Rachadel, diretor de varejo da Zucchetti Brasil, o foco em áreas como marketing e atendimento mostra que as empresas estão usando a tecnologia para compreender melhor o 
comportamento do consumidor e oferecer experiências mais personalizadas.
   
 Estratégia de ponta a ponta
 O executivo enxerga que o desafio ainda está em elaborar estratégias para uso da IA de ponta a ponta nos negócios. Ele cita que a tecnologia pode ser aplicada ainda em áreas como treinamento de equipes, suporte ao pós-venda e análise preditiva de comportamento de clientes.
  
 Mais de 77% das empresas que usam as 
ferramentas de IA o fazem diariamente. Pouco mais de 58% têm ferramentas pagas e 54% diz ter investimento anual de até R$ 2 mil reais nas soluções. Os que gastam mais de R$ 10 mil anualmente são 26,6%. Além disso, 61,11% dizem investir na capacitação de colaboradores para uso da IA.