Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Pesquisa mostra que IA está presente em 59% das varejistas brasileiras

Adobe Stock

Aliado a isso, 90% das varejistas pretendem ampliar o uso ou investimento nas inovações tecnológicas nos próximos meses - Adobe Stock
Aliado a isso, 90% das varejistas pretendem ampliar o uso ou investimento nas inovações tecnológicas nos próximos meses

Por Aramis Merki II, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 03/11/2025, às 18h10
São Paulo, 03/11/2025 - Soluções baseadas em inteligência artificial (IA) são realidade em 59% das empresas de varejo brasileiras, de acordo com pesquisa da Zucchetti Brasil e da Central do Varejo. Além disso, 90% pretendem ampliar o uso ou investimento nas inovações tecnológicas nos próximos meses.
De acordo com a pesquisa, as aplicações mais frequentes da IA são nas áreas de marketing e conteúdo (57%), sumarização de textos e transcrições (54%) e atendimento ao cliente (54%). Para 87% dos entrevistados, a utilização de tecnologia aumentou a eficiência das empresas, enquanto 73% acreditam que a área de atendimento ao cliente é a que tem espaço para ser aprimorada com as ferramentas de IA.
Leia também: Estudo diz que IA generativa poderia gerar até US$ 4,4 trilhões em valor por ano
Entre os 373 entrevistados, 67% atuam em pequenas e médias empresas, enquanto 33% em grandes corporações. Com sede na Itália, a Zucchetti é uma empresa de softwares pouco conhecida entre o consumidor final, mas sua subsidiária brasileira conta com 120 mil clientes no País, entre os quais Banco Inter, Ifood, CSN e Marcopolo. Os serviços da companhia vão de sistemas de gestão (ERP), software de automação comercial (PDV), sistemas de gestão para recursos humanos e assinaturas digitais.
Para Bernardo Rachadel, diretor de varejo da Zucchetti Brasil, o foco em áreas como marketing e atendimento mostra que as empresas estão usando a tecnologia para compreender melhor o comportamento do consumidor e oferecer experiências mais personalizadas.

Estratégia de ponta a ponta

O executivo enxerga que o desafio ainda está em elaborar estratégias para uso da IA de ponta a ponta nos negócios. Ele cita que a tecnologia pode ser aplicada ainda em áreas como treinamento de equipes, suporte ao pós-venda e análise preditiva de comportamento de clientes.
Mais de 77% das empresas que usam as ferramentas de IA o fazem diariamente. Pouco mais de 58% têm ferramentas pagas e 54% diz ter investimento anual de até R$ 2 mil reais nas soluções. Os que gastam mais de R$ 10 mil anualmente são 26,6%. Além disso, 61,11% dizem investir na capacitação de colaboradores para uso da IA.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias