São Paulo, 28/010/2025 - O Magazine Luiza vai investir R$ 150 milhões em ações de descontos de preço e frete ao longo de novembro, mês da
Black Friday. Essas ofertas podem aparecer na forma de cupons, mas também em reduções de preço e subsídio de frete. A companhia afirma ainda que espera para a data o dobro da venda de um "mês normal", que não tem datas comerciais relevantes.
O diretor executivo de marketplace (shopping virtual onde lojistas parceiros vendem seus produtos em troca de uma porcentagem paga ao Magalu), Ricardo Garrido, diz que a companhia não perde a racionalidade para competir por vendas nessa época do ano. Ele deixa claro, porém, que novembro não é um mês qualquer para o varejo e, portanto, precisa de planejamento promocional.
Mesmo com a quantidade de produtos oferecidos com até 70% de desconto no período na casa de milhares, ele diz que a companhia vai preservar suas margens. "Estamos gastando dentro do esperado para esse mês, sem muita variação para a saúde do negócio", diz. Ele comenta, por exemplo, que a participação de frete grátis nas vendas da companhia hoje é de cerca de 50% e que a empresa tem feito isso usando a capilaridade de sua presença física, sem apelar à irracionalidade para acompanhar movimentos mais agressivos da concorrência.
Planejamento mantido
Questionado sobre a entrada da
Casas Bahia como lojista do Mercado Livre, e como isso poderia impactar as vendas desse período do ano, ele afirmou que o movimento não muda o planejamento da empresa. "Nossas negociações de aquisição de produtos e envio para as lojas, bem como as negociações com os sellers (lojistas virtuais) vêm de alguns meses. O plano está pronto e é super competitivo", afirma.
A empresa deve ainda fazer uma transmissão ao vivo para marcar o que chama de "Black das Blacks" direto da nova loja da companhia, no Conjunto Nacional, endereço onde antes funcionava a Livraria Cultura. A loja, que só será inaugurada em dezembro, servirá de palco para a live de promoções.